Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Fevereiro > Criança Feliz estreita parceria com entidade internacional

Notícias

Criança Feliz estreita parceria com entidade internacional

PRIMEIRA INFÂNCIA

Representantes da Fundação Bernard Van Leer estão no Brasil para conhecer como o programa estimula o desenvolvimento integral de crianças em todas as regiões do país
publicado  em 26/02/2018 14h56
Exibir carrossel de imagens Fotos: Mauro Vieira/MDS

São Paulo – A implementação e a expansão do Criança Feliz estão chamando a atenção de entidades internacionais que atuam pelo desenvolvimento infantil. Representantes do conselho e da diretoria da Fundação Bernard Van Leer vieram ao Brasil para conhecer as ações do governo federal para estimular o desenvolvimento integral de crianças em todas as regiões do país.

Nesta segunda-feira (26), em São Paulo, eles se reuniram com o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, que apresentou as ações realizadas e o planejamento para a expansão do programa.

 Com sede na Holanda, a fundação apoia financeiramente as iniciativas de países para o desenvolvimento infantil, além de desenvolver e compartilhar o conhecimento de experiências que ajudem as crianças a desenvolverem todo o seu potencial.

 Segundo o membro do conselho da Fundação Bernard Van Leer Steven Kaemfer, a iniciativa brasileira poderá servir de exemplo para outros países. “A escala em que o Brasil está levando esse atendimento às famílias, chegando às regiões mais pobres, é um feito único e que poderá indicar o caminho para outros países”, disse.

 Durante o encontro, o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, explicou o funcionamento do programa. Com visitas domiciliares, técnicos capacitados levam às famílias informações sobre a melhor maneira de estimular o desenvolvimento integral dos filhos.

 As atividades se baseiam em descobertas científicas que demonstram que os primeiros anos são os mais importantes para o desenvolvimento humano. Crianças bem estimuladas nesta fase da vida têm mais chances de vencer o ciclo da pobreza.

 De acordo com Terra, a parceria com a Fundação Bernard Van Leer é importante para a qualificação do atendimento e a expansão do Criança Feliz.

 “A parceria com a fundação já vem nos ajudando no desenvolvimento de tecnologias e com consultorias na capacitação dos profissionais do programa. Pretendemos que essa parceria seja fortalecida ainda mais”, destacou.

 Nos últimos 50 anos, a Fundação Bernard Van Leer já investiu meio bilhão de dólares para implementar e desenvolver políticas de desenvolvimento infantil em mais de 25 países. 

Saiba mais
Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o Criança Feliz tem como ponto central a visitação domiciliar. Profissionais capacitados orientam, semanalmente, as famílias sobre os cuidados essenciais nos primeiros anos de vida da criança, além de fortalecer os vínculos afetivos. As visitas domiciliares já beneficiam mais de 223 mil pessoas em 1.891 municípios.

O programa prioriza gestantes e crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família. Para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o atendimento ocorre até os 6 anos. Gestantes e crianças de até 6 anos de idade em serviço de acolhimento, afastadas do convívio familiar por medidas protetivas, também recebem as visitas.

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

 Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa