Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Fevereiro > Consulta Cidadão já soma mais de 1,5 milhão de acessos

Notícias

Consulta Cidadão já soma mais de 1,5 milhão de acessos

CADASTRO ÚNICO

Ferramenta permite que os beneficiários vejam as informações inseridas no Cadastro Único e imprimam resumo dos dados
publicado  em 23/02/2018 10h00

Brasília – A ferramenta Consulta Cidadão já registrou mais de 1, 5 milhão de acessos em menos de um ano do seu lançamento. Além disso, 261.129 mil certificados foram emitidos. Criada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a plataforma digital facilita o acesso do cidadão aos dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

No Consulta Cidadão, é possível pesquisar o Número de Identificação Social (NIS), a renda informada, entre outras informações cadastrais. Antes, para ter acesso a esses dados, era preciso ir pessoalmente ao setor responsável pelo Cadastro Único nos municípios ou ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Por meio do sistema, o cidadão pode também imprimir um resumo dos seus dados, o que serve como comprovante para isenção de taxa em concursos públicos e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ferramenta possibilita ainda que o usuário possa acompanhar se os dados estão atualizados no Cadastro Único – para que benefícios, como o Bolsa Família, não sejam cancelados.

O Consulta Cidadão está disponível no endereço aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao

De acordo com o coordenador-geral de Operacionalização do Cadastro, Liomar Lima, o Consulta Cidadão reduziu a demanda por essas informações no setor responsável pelo cadastro e nos Cras, o que permitiu dar mais agilidade ao atendimento para outros serviços da assistência social.

“De pontos positivos, o que vemos de imediato é a facilidade do usuário em obter um dado que está em uma base federal sem a necessidade de enfrentar uma fila. Para o gestor local, a demanda que era simples de ser resolvida, como verificar o número do NIS, diminuiu”.

E os gestores comprovam esta realidade. Nas 32 unidades centralizadas de gestão do Cadastro Único e Bolsa Família na cidade de São Paulo, a ferramenta trouxe agilidade ao atendimento local. “A ferramenta é uma resposta rápida à demanda, tem acesso fácil e já faz parte do nosso cotidiano de atendimento”, explicou o coordenador municipal, Luiz Fernando Franscisquini.

Saiba mais
Atualmente, cerca de 26 milhões de famílias estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Mais de 20 programas sociais do governo federal utilizam os dados para a concessão de benefícios.

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa