Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Dezembro > Um total de 31 municípios recebem veículos para a rede de Assistência Social em SP

Notícias

Um total de 31 municípios recebem veículos para a rede de Assistência Social em SP

MOB-SUAS

Com investimento de R$ 3,82 milhões, carros e micro-ônibus são destinados ao atendimento socioassistencial
publicado  em 03/12/2018 15h02

São Paulo (SP) – Um total de 31 municípios do Estado de São Paulo foram contemplados com veículos para o transporte de usuários da Rede de Proteção Social Básica e Especial do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, fez a entrega de 32 carros e sete micro-ônibus no Serviço Social do Comércio (Sesc) Parque Dom Pedro II na capital paulista, nesta segunda-feira (3), que contou com a presença da secretária nacional de Assistência Social, Carminha Brant.

Beltrame destacou a importância da caracterização dos novos veículos que serão utilizados pela Assistência Social.  “A identidade visual do MOB-Suas vai permitir que toda a sociedade possa identificar nossos carros na rua. É uma forma indireta de fortalecer a marca do Sistema Único de Assistência Social por meio da parceria com os Estados e municípios em todo o Brasil”, enfatizou.

Mobilidade - Os veículos vão proporcionar mais mobilidade para os usuários e as equipes multidisciplinares dos centros de Referência de Assistência Social (Cras), de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop). 

O município de Jaguariúna (SP) recebeu dois veículos. Um será repassado para o Cras e o outro atenderá aos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O prefeito Gustavo Reis destaca que os carros são adaptados para o transporte de idosos, pessoas com deficiência e cadeirantes, oferecendo mais conforto aos usuários dos serviços. “Os veículos levarão a assistência social até o cidadão. Muitos municípios não têm se quer um automóvel e agora vão poder fazer esse trabalho fantástico”, explicou.

Já para a diretora de Promoção Social de Itapira (SP), Silvia Helena Carvalho, receber o carro é muito emocionante. O município da região metropolitana de Campinas (SP) é de médio porte e o veículo atenderá cerca de 650 crianças e jovens que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). “Favorece tudo porque transporte é essencial e vai auxiliar em todas as questões, trabalhando e fortalecendo as equipes. Consequentemente o reflexo é no serviço”, avaliou ela.

Leia também:
No Rio de Janeiro, mais 17 municípios são contemplados com automóveis do MOB-Suas
Beltrame entrega veículo para atendimento socioassistencial em município gaúcho
Mais de 500 veículos da Assistência Social são entregues para municípios

Veículos – Em todo o Brasil, os 456 municípios que vão ser contemplados pela iniciativa atendem 2,9 milhões de famílias pelos serviços oferecidos na Assistência Social, o que corresponde a cerca de 9 milhões de pessoas. Um total de 321 carros e 208 micro-ônibus será entregue, com o investimento total de R$ 72,9 milhões. 

Os carros são do modelo Air Cross, da Citröen, com capacidade para cinco pessoas e micro-ônibus da Volkswagen, com capacidade para 23 adultos. O processo de aquisição dos veículos foi feito de forma centralizada por meio de Ata de Registro de Preços, permitindo redução no tempo e na otimização da compra, além de padronizar os veículos que atendem à população.

O MDS disponibilizará a adesão à Ata de Registro de Preços para os municípios que não foram incluídos nessa aquisição e que possuam recursos financeiros disponíveis para obtenção dos veículos. O prazo para adesão é de um ano.

*Por Carolina Graziadei

Informações para a imprensa:Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa