Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Dezembro > Novo prontuário eletrônico auxilia o acolhimento de crianças e adolescentes

Notícias

Novo prontuário eletrônico auxilia o acolhimento de crianças e adolescentes

POLÍTICAS SOCIAIS

Ferramenta vai facilitar os atendimentos e qualificar informações sobre os acolhidos nas unidades da Assistência Social
publicado  em 24/12/2018 12h12

Brasília - Na última semana, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) lançou o Prontuário Eletrônico do Sistema Único de Assistência Social (Suas) voltado para o acolhimento de crianças e adolescentes. A ferramenta auxilia o trabalho dos profissionais e padroniza a coleta dos dados sobre o serviço oferecido, facilitando o atendimento aos usuários nas unidades da Assistência Social.

De acordo com o diretor do Departamento de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (DGSuas), Allan Camello Silva, o prontuário é mais um avanço na consolidação da política para o setor. “Sua utilização permite manter um histórico dos atendimentos, contribuindo para o trabalho dos profissionais e unificando informações, mesmo nos casos em que o usuário muda de cidade, por exemplo”, explica.

O sistema também proporciona mais controle sobre as vagas nas unidades de acolhimento em todo o país. Ainda de acordo com o diretor, os dados registrados no prontuário podem oferecer subsídios para a reformulação ou adaptação das políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes com medida protetiva e a suas famílias.

A ferramenta estará disponível para os gestores em aparelhos celulares, tablets, computadores pessoais e notebooks. A implementação será acompanhada pela Universidade de Brasília (UnB) a partir de janeiro para possíveis adaptações no preenchimento e na utilização.

Saiba mais
O Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes é ofertado em abrigos e casas-lares. O acesso ao atendimento ocorre por determinação do Poder Judiciário e requisição do Conselho Tutelar. Para mais informações sobre o serviço, consulte a Secretaria de Assistência Social do seu município.

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa