Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Dezembro > No Rio de Janeiro, mais 17 municípios são contemplados com automóveis do MOB-Suas

Notícias

No Rio de Janeiro, mais 17 municípios são contemplados com automóveis do MOB-Suas

PROTEÇÃO SOCIAL

Veículos serão utilizados para o transporte de usuários e das equipes da Assistência Social do Estado
publicado  em 04/12/2018 13h43

Rio de Janeiro (RJ) – Mais sete carros e 10 micro-ônibus foram entregues para a Rede de Proteção Social Básica e Especial do Sistema Único de Assistência Social (Suas) de 17 municípios do Estado do Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira (4). O evento ocorreu na Escola de Educação Física do Exército, na Urca (RJ), com a presença do ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, e da secretária-executiva do órgão, Tatiana Alvarenga, além de outras autoridades.

Os veículos vão proporcionar mais mobilidade e conforto aos usuários e às equipes multidisciplinares do Suas, em locais como os centros de Referência de Assistência Social (Cras), de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop)

“Os serviços da rede de Assistência Social precisam de apoio e visibilidade para a concretude de suas ações. O MOB-Suas possibilitará o transporte adequado de pessoas com deficiência, idosos e mesmo das próprias equipes multidisciplinares, fortalecendo a estrutura das ações que atendem os cidadãos mais vulneráveis da nossa sociedade”, afirmou Beltrame.

O município de Itatiaia recebeu um micro-ônibus com capacidade para 23 pessoas, adaptado para transporte de cadeirantes e pessoas com deficiência. O automóvel será utilizado pelas equipes dos Cras e Creas, o que beneficiará tanto aos usuários quanto às equipes de profissionais.

“Nosso município tem áreas dispersas e esse veículo é de suma importância para que haja uma integração das atividades da Secretaria de Ação Social. Temos uma demanda grande de pessoas com problemas sociais, como no caso de pessoas que cumprem penas e os familiares, atendidos pelos nossos equipamentos, não têm condições de visitá-las. Agora o serviço será qualificado”, destacou o prefeito da cidade, Eduardo da Silva.  

Leia também:
Um total de 31 municípios recebem veículos para a rede de Assistência Social em SP
Beltrame entrega veículo para atendimento socioassistencial em município gaúcho
Mais de 500 veículos da Assistência Social são entregues para municípios

Veículos – Em todo o Brasil, os 456 municípios que serão contemplados com os veículos atendem 2,9 milhões de famílias pelos serviços oferecidos na Assistência Social, o que corresponde a cerca de 9 milhões de pessoas. Um total de 321 carros e 208 micro-ônibus será entregue, com o investimento de R$ 72,9 milhões.

Os carros são do modelo Air Cross, da Citröen, com capacidade para cinco pessoas e micro-ônibus da Volkswagen, com capacidade para 23 adultos. O processo de aquisição dos veículos foi feito de forma centralizada por meio de Ata de Registro de Preços, permitindo redução no tempo e na otimização da compra, além de padronizar os veículos que atendem à população.

O MDS disponibilizará a adesão à Ata de Registro de Preços para os municípios que não foram incluídos nessa aquisição e que possuam recursos financeiros disponíveis para obtenção dos veículos. O prazo para adesão é de um ano.

*Por Carolina Graziadei

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa