Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Dezembro > MDS transfere mais 189 venezuelanos para o interior do país nesta terça-feira (18)

Notícias

MDS transfere mais 189 venezuelanos para o interior do país nesta terça-feira (18)

INTERIORIZAÇÃO

Imigrantes desembarcaram no Rio Grande do Sul e em São Paulo. Um total de 3.602 pessoas já foi encaminhado pelo governo federal para outras regiões brasileiras
publicado  em 18/12/2018 18h28

Brasília - Depois de deixar a Venezuela e passar meses de incertezas com relação ao futuro, o imigrante Jesus Meza Patino terá um Natal de muita alegria e esperança ao lado da família em Santo Antônio da Patrulha, município do Rio Grande do Sul. Ao tocar o solo gaúcho, ele agradeceu o carinho recebido pelo povo brasileiro.

A família é parte dos 189 venezuelanos transferidos nesta terça-feira (18) para os Estados de São Paulo (82) e Rio Grande do Sul (107). Eles saíram de Boa Vista (RR) em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). A ação é mais uma etapa do processo de interiorização realizado pelo governo federal com o objetivo de transportar os imigrantes que chegam ao país pela fronteira para outros Estados.

O ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, acompanhou a viagem e destacou a importância de manter os laços familiares dos estrangeiros. “Nós temos uma grande preocupação humanitária e, mantendo a unidade familiar, garantimos a integridade dessas pessoas que tanto sofreram ao deixar seu país de origem até chegar aqui”, enfatizou.

Acolhimento - Em Santo Antônio da Patrulha, a família de Jesus ficará com outros imigrantes em um abrigo preparado especialmente para acolher 51 pessoas. Os novos moradores também receberão aulas de português, ministradas em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (Furg).

Segundo o vice-prefeito da cidade, José Francisco da Luz, a expectativa é disponibilizar para os imigrantes vagas de emprego nos setores de metalurgia e agronegócio. “Sentimos muita alegria e satisfação pelo dever cumprido de oferecer nossa solidariedade. Vamos prepará-los para o mercado de forma que consigam trabalhar o mais rápido possível”, explicou.

José Francisco integrou uma comitiva de 10 representantes de municípios gaúchos que visitou três abrigos em Roraima. A viagem foi realizada a convite do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para sensibilizar as lideranças locais a receberam imigrantes por meio do processo de interiorização.

Nesta etapa, além de Santo Antônio da Patrulha, a cidade de Viamão recebeu 39 pessoas e a capital, Porto Alegre, outras 17. Ao todo, o Rio Grande do Sul já acolheu 841 venezuelanos. Um total de 3.602 imigrantes já foi encaminhado pelo governo federal para outras regiões brasileiras.

*Por Diego Queijo

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa