Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Dezembro > MDS entrega 82 veículos para a Assistência Social no Rio Grande do Sul

Notícias

MDS entrega 82 veículos para a Assistência Social no Rio Grande do Sul

MOB-Suas

Os carros e micro-ônibus beneficiarão a população de 77 municípios gaúchos
publicado  em 14/12/2018 18h03

Porto Alegre (RS) - É a moradora do asilo Padre Cacique, Marcelina Paz, de 76 anos, quem traduz o sentimento geral com a chegada do veículo repassado pelo governo federal. “É simplesmente maravilhoso. Não há o que pague esse carinho”, exaltou. A entidade foi uma das instituições beneficiadas com a distribuição de 82 veículos para o atendimento da Rede de Proteção Social Básica e Especial do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no Rio Grande do Sul. O investimento total é de R$ 14,8 milhões.

A cerimônia de entrega dos automóveis ocorreu nesta sexta-feira (14) e contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame; do deputado federal e futuro ministro da Cidadania e Ação Social, Osmar Terra; do governador do Estado, José Ivo Sartori; além da participação de prefeitos dos municípios contemplados.

Os 37 carros e 45 micro-ônibus serão distribuídos para 77 cidades gaúchas. Eles vão proporcionar mais mobilidade e conforto aos usuários e às equipes de trabalho nos centros de Referência de Assistência Social (Cras), Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centros Pop).

De acordo com o ministro Alberto Beltrame, a entrega dos veículos no Sul e demais regiões do Brasil é parte do compromisso do governo federal para melhorar e qualificar o atendimento aos cidadãos. “Já são quase 500 veículos entregues em todo o país. Até o final desta gestão, teremos completado a grande tarefa que é implantar o MOB-Suas, perenizando a melhoria de infraestrutura da proteção social em toda rede brasileira”, garantiu.

 Emocionado, o presidente do asilo Padre Cacique, Edson Brozoza, afirmou que esta era uma demanda antiga e muito importante da entidade. Dos 98 idosos abrigados – com idade média de 80 anos -, muitos possuem necessidades especiais. “Essa aquisição agrega infinitos ganhos para quem mora aqui. É uma coisa fantástica. Diariamente temos várias consultas médicas. Então este veículo não será usado apenas para passeio, mas para levar o pessoal até os hospitais também”, explicou ele.

O município de Coqueiro Baixo recebeu um carro com capacidade para cinco pessoas. O automóvel será utilizado pelas equipes dos Cras e Creas, o que beneficiará tanto os usuários quanto os profissionais do setor. “Ele vem para a equipe técnica do município em boa hora. Nossa cidade não tem muitas condições, com isso queremos melhorar o atendimento para as famílias na área social”, destacou o prefeito Jocimar Valer.

No Rio Grande do Sul, os municípios contemplados pela ação foram: Ametista do Sul; Água Santa; Boa Vista do Buricá; Braga; Bossoroca; Bom Princípio; Caçapava do Sul; Cacequi; Caiçara; Camargo; Campo Novo; Canoas; Canudos do Vale; Caseiros; Carazinho; Chapada; Coqueiro Baixo; Charqueadas; Ciríaco; Crissiumal; Colorado; Dois Irmãos das Missões; Dois Lajeados; Doutor Ricardo; Engenho Velho; Erval Seco; Estância Velha; Estrela; Floriano Peixoto; Frederico Westphalen; Formigueiro; Giruá; Gramado; Guaíba; Ibirubá; Independência; Jacuizinho; Lagoa Bonita do Sul; Nicolau Vergueiro; Nova Bassano; Nova Bréscia; Novo Barreiro; Novo Tiradentes; Novo Hamburgo; Pareci Novo; Parobé; Pedro Osório; Pejuçara; Pinhal Grande; Portão; Porto Alegre; Rodeio Bonito; Rosário do Sul; Rolante Sananduva; Sapucaia do Sul; São Valentim do Sul; Santa Rosa; Santana do Livramento; Santo Antonio do Planalto; Seberi; Segredo; Selbach; Serafina Correa; Severiano de Almeida; Sinimbu; Sobradinho; Tapera; Tapes; Três Cachoeiras; Toropi; Torres; Vacaria; Vera Cruz; e Viadutos.

Repasses – No início de novembro, Alberto Beltrame assinou portaria que cria o MOB-Suas, com o objetivo de ampliar a mobilidade, a acessibilidade e o transporte de usuários e equipes multidisciplinares da Assistência Social. Em todo o Brasil, os 456 municípios que serão contemplados com os veículos atendem 2,9 milhões de famílias por meio de serviços oferecidos no Suas, o que corresponde a cerca de 9 milhões de pessoas. Um total de 321 carros e 208 micro-ônibus será entregue, com o investimento de R$ 72,9 milhões.

Os carros são do modelo Air Cross, da Citröen, com capacidade para cinco pessoas e micro-ônibus da Volkswagen, com capacidade para 23 adultos. O processo de aquisição dos veículos foi feito de forma centralizada por meio de Ata de Registro de Preços, permitindo redução no tempo e na otimização da compra, além de padronizar os veículos que atendem à população.

Veja também:
Roraima recebe oito veículos para a Assistência Social Governo federal entrega 39 veículos para a Assistência Social de municípios do ParáUm total de 31 municípios recebem veículos para a rede de Assistência Social em SPNo Rio de Janeiro, mais 17 municípios são contemplados com automóveis do MOB-SuasBeltrame entrega veículo para atendimento socioassistencial em município gaúchoMais de 500 veículos da Assistência Social são entregues para municípios


 *Por Diego Queijo

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa