Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Dezembro > MDS e Fenaju firmam parceria para ações voltadas ao Plano Progredir

Notícias

MDS e Fenaju firmam parceria para ações voltadas ao Plano Progredir

FORTALECIMENTO

Federação Nacional das Juntas Comerciais vai mapear as oportunidades de emprego entre suas empresas para os beneficiários da iniciativa do governo federal
publicado  em 05/12/2018 18h31
Clarice Castro/MDS

Brasília – O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e a Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju) assinaram um protocolo de intenções para o fortalecimento do Plano Progredir, nesta quarta-feira (5), em Brasília (DF). A Fenaju vai mapear, entre todas as empresas que integram a instituição, vagas de emprego no país que possam servir como oportunidades de trabalho para os inscritos no Progredir.

A Federação é uma entidade ligada ao setor econômico que busca simplificar e modernizar os processos de registro para abertura de empresas, além de incentivar os seus usuários a empreender. Com isso, os beneficiários do Progredir que desejam abrir um negócio também terão auxílio.

Para o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, a parceria é mais um passo para o fortalecimento das propostas do Progredir, que tem como objetivo estimular a geração de emprego e renda, promover qualificação profissional e acesso de beneficiários ao mercado de trabalho. “Essa parceria permitirá facilidades para aqueles pequenos empreendedores formalizarem seus negócios, além de terem mais acesso às informações pelas Juntas. Tudo isso aliado com o microcrédito que o Progredir já está fornecendo para as pessoas mais vulneráveis, o que fortalece a possibilidade de futuros empreendedores formalizarem de forma ágil seu negócio por meio da Fenaju”, completa.

Atualmente, a Federação das Juntas Comerciais detém o cadastro de mais de 15 milhões de empresas, o que irá ajudar no trabalho do governo federal de encaminhar os beneficiários que se enquadram no perfil das vagas disponíveis no mercado de trabalho. É o que diz a presidente da Fenaju, Sâmya Bastos. “Com o cadastro das empresas, temos informações que serão muito bem aproveitadas e mapeadas pelo Progredir. Com a inclusão do beneficiário no mercado de trabalho e em posse da informação específica de cada estado, qual tipo de atividade econômica que prepondera naquela região, podemos fazer um trabalho mais assertivo na capacitação dessas pessoas.” 

O secretário de Inclusão Social e Produtiva, Vinícius Botelho e o secretário adjunto, Rodrigo Zerbone também participaram da assinatura.

Saiba Mais
Coordenado pelo MDS, o Progredir é um plano de ações de incentivo ao empreendedorismo, capacitação profissional e acesso ao microcrédito para que pessoas de baixa renda possam investir em um negócio próprioA iniciativa disponibiliza 1.990 cursos de qualificação profissional, com 40.261 vagas presenciais e mais de um milhão de vagas em cursos a distância. Podem participar inscritos no Cadastro Único. O Plano Progredir conta ainda com assistência técnica para microempreendedores ou pessoas com potencial para empreender, além de ações de inclusão digital, educação financeira e vagas em cursos profissionalizantes. Para saber mais, acesse www.mds.gov.br/progredir.

*Por Carolina Graziadei

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505 / 9.9229-6773
www.mds.gov.br/area-de-imprensa