Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Dezembro > Governo federal entrega 39 veículos para a Assistência Social de municípios do Pará

Notícias

Governo federal entrega 39 veículos para a Assistência Social de municípios do Pará

ATENDIMENTO

Objetivo principal é aperfeiçoar a rede de proteção social em todo o Brasil e, em particular, a do Pará
publicado  em 12/12/2018 19h34

Belém - O ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, entregou nesta quarta-feira (12) mais 33 carros e seis micro-ônibus para a Rede de Proteção Social Básica e Especial do Sistema Único de Assistência Social (Suas) de 34 municípios do Estado do Pará. O investimento total é de R$ 3,5 milhões.

Beltrame ressaltou que os veículos vão fazer a diferença na vida das pessoas que hoje precisam se deslocar até as unidades da assistência social e das equipes que atendem os cidadãos. O objetivo principal é aperfeiçoar a rede de proteção social em todo o Brasil e, em particular, a do Pará. “Essa entrega simboliza a mão do governo federal, juntamente com a do estado e dos municípios, amparando os mais vulneráveis da nossa sociedade, principalmente idosos, pessoas com deficiência, usuários do Suas em geral e as equipes que estão na linha de frente, atendendo e diminuindo o sofrimento das pessoas.”

Abaetetuba é um dos 456 municípios que serão contemplados com os veículos. Segundo o prefeito, Airton Negrão, o carro é a certeza de atendimento para as famílias mais distantes. “São comunidades que realmente precisam de um acompanhamento, de um apoio. Elas não ficam na sede do município, mas estão localizadas há centenas de quilômetros”, explicou. Outra cidade que também receberá um carro de passeio é Bujaru, na região metropolitana de Belém. “Os veículos irão facilitar muito o transporte para o acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade”, destaca a secretária de Trabalho e Promoção Social, Rosiane Menezes.

O governador eleito do Pará, Helder Barbalho, ressaltou a importância do investimento para a população mais vulnerável do Pará. “São pessoas que vivem em condições de absoluta precariedade social e que o Estado e os municípios precisam priorizar. Esses equipamentos estarão servindo às secretarias de assistência social dos municípios para favorecerem os idosos, as crianças, a sociedade mais carente de cada cidade paraense”, avaliou Barbalho.

Investimento - Em todo o Brasil, os municípios contemplados pela iniciativa atendem 2,9 milhões de famílias pelos serviços oferecidos na Assistência Social, o que corresponde a cerca de 9 milhões de pessoas. Serão entregues 321 carros e 208 micro-ônibus, somando R$ 72,9 milhões.

Os carros são do modelo Air Cross, da Citroen, e os micro-ônibus são da Volkswagen – eles têm capacidade para cinco pessoas e 23 adultos, respectivamente. O processo de aquisição dos veículos foi feito de forma centralizada por meio de Ata de Registro de Preços, permitindo redução no tempo e otimização da compra, além de padronizar os veículos que atendem à população.

O MDS disponibilizará a adesão à Ata de Registro de Preços para os municípios que não foram incluídos nessa aquisição e que possuam recursos financeiros disponíveis para a obtenção dos veículos. O prazo para adesão é de um ano.

Veja também:
Roraima recebe oito veículos para a Assistência Social
MDS entrega 82 veículos para a Assistência Social no Rio Grande do Sul
Um total de 31 municípios recebem veículos para a rede de Assistência Social em SP
No Rio de Janeiro, mais 17 municípios são contemplados com automóveis do MOB-Suas
Beltrame entrega veículo para atendimento socioassistencial em município gaúcho
Mais de 500 veículos da Assistência Social são entregues para municípios

*Por Pamela Santos

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505 / 9.9229-6773
www.mds.gov.br/area-de-imprensa