Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Dezembro > Evento apresenta as principais ferramentas de informação desenvolvidas pelo MDS

Notícias

Evento apresenta as principais ferramentas de informação desenvolvidas pelo MDS

TECNOLOGIA

A 1ª Mostra Sagi reuniu setores do MDS e órgãos parceiros na área de avaliação e gestão da informação
publicado  em 04/12/2018 18h07

Brasília - Apresentar as ferramentas de informação das políticas públicas, estratégias e ações do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Esse foi o objetivo da I Mostra Sagi das Ferramentas Informacionais, evento que ocorreu nos dias 3 e 4 de dezembro, em Brasília (DF). O encontro reuniu setores e órgãos parceiros do MDS na área de avaliação e gestão da informação.

“Construímos diversas ferramentas nos últimos anos e precisamos que pessoas novas, que estão entrando no ministério, saibam desse legado. Além disso, queremos divulgar as informações para que possam ser utilizadas na execução e gestão de outras políticas públicas”, destacou o diretor de Gestão da Informação da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi), Davi Lopes Carvalho.

O portal Consulta Cidadão e o aplicativo Meu CadÚnico foram alguns dos produtos apresentados durante a mostra. As ferramentas facilitam o acesso aos dados da população inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, possibilitando verificar informações como se a família está cadastrada e a renda registrada, além de orientações sobre os programas sociais do MDS.

Para o coordenador-geral de Operacionalização do Cadastro do ministério, Liomar Lima, o evento foi uma oportunidade de divulgar as funcionalidades dos serviços para gestores de outros órgãos. “A maneira como essas ferramentas foram construídas permite que outros programas que utilizam a base do Cadastro Único possam se comunicar com as famílias. Dessa forma, é possível registrar uma mensagem específica e disponibilizá-la para os beneficiários. Por isso, este encontro é bem interessante na medida em que não deixamos esse projeto restrito à Senarc (Secretaria Nacional de Renda de Cidadania) e podemos coletar ideias para melhorar o funcionamento”, explicou Lima.

O coordenador de Planejamento e Gestão da Informação da Secretaria da Família do Paraná, Thiago de Angelis, fez questão de participar do encontro. Mesmo já conhecendo as ferramentas do MDS, ele explicou que é importante se manter atualizado e levar as tecnologias para o Estado. “Vim com o objetivo de conhecer as novas ferramentas e trocar experiências de gestão da informação principalmente nesse momento de transição de governo”, explicou ele.

Monitoramento – O encontro foi promovido pela Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi) do MDS. A área é responsável por subsidiar as políticas sociais federais por meio de ações de monitoramento e avaliação. A Sagi também apoia a formação e a capacitação de agentes públicos sociais, em todas as esferas de governo, que atuam em planos, políticas, programas, projetos, serviços e ações no âmbito do MDS.

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa