Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Dezembro > Encontro de Talentos do Progredir aproxima jovens de novas oportunidades

Notícias

Encontro de Talentos do Progredir aproxima jovens de novas oportunidades

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

Evento do MDS reuniu iniciativas e projetos para melhorar a qualificação profissional de adolescentes
publicado  em 12/12/2018 18h33

Brasília - Dar uma chance para jovens de famílias de baixa renda entrar contato e conhecer novas oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Esse foi o objetivo do Encontro de Talentos do Progredir, realizado na manhã desta quarta-feira (12). O evento integrou a programação do Seminário Internacional Superando a pobreza de forma sustentável: a segunda geração das políticas sociais realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e reuniu 33 adolescentes medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Ao longo do encontro, diversas empresas e instituições apresentaram iniciativas que podem contribuir para a qualificação profissional desse público. Uma das participantes, Emillen de Souza, de 13 anos, mora no município de Valparaíso, em Goiás, e recebeu medalhas de prata e bronze na OBMEP. Segundo ela, que é beneficiária do Bolsa Família, o evento apresentou oportunidades para continuar a busca pelo sonho de cursar o ensino superior e trabalhar com o que mais gosta: a matemática.

“Conheci opções que eu só tinha ouvido falar. Saber mais sobre as áreas de atuação e possibilidades de formação foi muito interessante. Todo mundo gostou bastante porque oportunidades assim são bem difíceis de acontecer, então os principais beneficiados somos nós, que ganhamos mais conhecimento”, avaliou a estudante.

O evento foi transmitido simultaneamente para outros jovens participantes da olimpíada em Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE) e Salvador (BA). De acordo com a coordenadora-geral de Inclusão Produtiva do MDS, Alessandra Xavier, o relato dos palestrantes foi importante para motivar os alunos que fazem parte do Cadastro Único. Ainda segundo a coordenadora-geral, o convite feito a esses jovens faz parte do compromisso do poder público de ampliar o conhecimento. “Vamos colocar os estudantes em uma trilha de aprendizados e cursos, para que tenham mais chances no mercado de trabalho e seus talentos de fato reconhecidos”, ressaltou ela.

Feira de oportunidades - O seminário também abriu espaço para uma feira onde foram apresentadas possibilidades de cursos e programas de qualificação profissional aos alunos. Um dos expositores foi o Instituto Cervantes, considerada a maior instituição de ensino da língua espanhola no mundo e que atende a mais de 200 mil estudantes por ano. “O trabalho do MDS é fantástico porque uma coisa é você ver de longe as oportunidades, outra é ter contato de perto. Nós viemos aqui para dizer que estamos com as portas abertas para receber esses jovens”, enfatizou a chefe de ensino do instituto, Sonia Merinero.

Outra expositora foi a EducationUSA, porta de entrada oficial para quem quer obter informações  sobre como estudar nos Estados Unidos. Afiliada à Seção de Educação e Cultura (Bureau of Educational and Cultural Affairs) do Departamento de Estado Americano, a instituição possui 34 escritórios no Brasil. “Não adianta o aluno estar preparado e não saber as oportunidades que existem. Então precisamos dar acesso às opções para que eles possam aproveitar ao máximo tudo o que está disponível, ainda que agora pareça distante”, explicou o orientador da EducationUSA, Jefferson Couto.

A atividade que encerrou o encontro foi uma visita à sede da filial da Microsoft em Brasília, onde os alunos participaram de uma palestra sobre Ciência da Computação. A empresa multinacional emprega aproximadamente 94 mil pessoas em tempo integral em mais de 100 países. Só no Brasil são mais de 900 colaboradores. 

Veja também:
Vencedores da Olimpíada de Matemática são exemplo para inclusão produtiva
Plano Progredir pode mudar realidade de famílias de baixa renda
Criança Feliz e investimentos na primeira infância ganham destaque em seminário
Seminário debate políticas que promovam a superação da pobreza de forma sustentável

Saiba Mais
Coordenado pelo MDS, o Progredir é um plano de ações de incentivo ao empreendedorismo, capacitação profissional e acesso ao microcrédito para que pessoas de baixa renda possam investir em um negócio próprio. A iniciativa disponibiliza 1.990 cursos de qualificação profissional, com 40.261 vagas presenciais e mais de um milhão de vagas em cursos a distância. Podem participar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O Plano Progredir oferece ainda assistência técnica para microempreendedores ou pessoas com potencial para empreender, além de ações de inclusão digital, educação financeira e vagas em cursos profissionalizantes.

 *Por Diego Queijo

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa