Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Dezembro > Criança Feliz será ampliado em todo o país

Notícias

Criança Feliz será ampliado em todo o país

DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Durante encerramento do Encontro Nacional do programa, o deputado federal e futuro ministro da Cidadania e Ação Social, Osmar Terra, destacou avanços em todo o país
publicado  em 06/12/2018 21h53
Exibir carrossel de imagens Mauro Vieira/MDS Deputado Osmar Terra, primeira-dama Marcela Temer e ministro Alberto Beltrame.

Deputado Osmar Terra, primeira-dama Marcela Temer e ministro Alberto Beltrame.

Brasília – “O Criança Feliz veio para deixar um grande legado para a sociedade brasileira. Estamos transformando a vida de milhares de famílias, em especial das nossas crianças. Agora, temos a garantia de que iremos fazer muito mais”. Foi com essas palavras que o deputado federal e futuro ministro da Cidadania e Ação Social, Osmar Terra, participou do encerramento do Encontro Nacional do Programa Criança Feliz, que reuniu cerca de 200 gestores, coordenadores estaduais, multiplicadores e supervisores do programa, além de parceiros e consultores, nesta quinta-feira (6), em Brasília.

O deputado federal foi o idealizador e fundador do programa Criança Feliz, lançado em outubro de 2016 pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Em mais de um ano, cerca de 9 milhões de visitas foram realizadas. Até agora, 422 mil pessoas, incluindo gestantes e crianças, já receberam atendimento domiciliar de mais de 13,6 mil visitadores.

Outra proposta de autoria de Osmar Terra foi o Marco Legal da Primeira Infância, lei aprovada em 2016 que defende a primeira infância como prioridade nas intervenções de políticas, serviços e programas governamentais. Uma das inovações é orientar a normatização das políticas públicas por meio do cuidado integral com a criança, desde a concepção até os 6 anos de idade, a exemplo do Criança Feliz. 

De acordo com Terra, investir na primeira infância é o maior legado que o país pode deixar para as futuras gerações. “Essa mudança proporcionada na vida das crianças com o acompanhamento semanal irá repercutir durante toda a vida. E é em cima dessa compreensão que vamos implantar a cultura da primeira infância em todos os cantos do país”, assegurou.

Segurança – A primeira-dama e embaixadora do Criança Feliz, Marcela Temer, destacou que o programa se estende à toda família, o que torna a criança mais segura e fortalece o ambiente familiar a partir das orientações repassadas pelos visitadores sobre a melhor maneira de estimular o desenvolvimento infantil. “O Criança Feliz tem o poder de mudar o futuro das crianças, mas transformou a minha vida também. Graças ao programa, conheci pessoas e iniciativas fantásticas que estão fazendo a diferença na área social. Como embaixadora, meu comprometimento com o programa permanecerá para sempre”, destacou.

Osmar Terra ressaltou a dedicação das equipes em todo o Brasil e agradeceu o empenho dos coordenadores e multiplicadores. “Esse programa está conquistando um espaço importante, avançando em muitos lugares e fico muito honrado ao ver esse movimento. Agora, nossa meta é chegar a 3 milhões de crianças”, concluiu o futuro ministro.

Saiba mais:
O MDS coordena as ações do Criança Feliz que integram as áreas de Saúde, Assistência Social, Educação, Justiça, Cultura e direitos humanos. As visitas ocorrem semanalmente e os visitadores orientam as famílias sobre como estimular e desenvolver integralmente as crianças por meio de atividades como conversas e brincadeiras. O programa atende crianças de até 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

*Por Carolina Graziadei

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505 / 9.9229-6773
www.mds.gov.br/area-de-imprensa