Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Dezembro > Conselheiros e gestores da Assistência Social recebem capacitação sobre orçamento

Notícias

Conselheiros e gestores da Assistência Social recebem capacitação sobre orçamento

FNAS

Encontro de apoio técnico foi promovido pelo Fundo Nacional de Assistência Social, nesta quarta (19) e quinta-feira (20)
publicado  em 20/12/2018 18h12
Divulgação /MDS

Brasília – Conselheiros municipais, estaduais e federais da Assistência Social participaram de oficina sobre a utilização e a prestação de contas dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), nesta quarta (19) e quinta-feira (20), em Brasília. O encontro, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), visa orientar e tirar dúvidas sobre a execução orçamentária e financeira do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e apoiar os conselheiros na fiscalização dos recursos federais.

De acordo com o assessor do FNAS, André Yosan, a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) prevê a orientação e controle da execução orçamentária do fundo pelos conselhos. Por isso, a capacitação é fundamental para que a política seja eficaz nos estados e municípios. “A principal dúvida é sobre como os municípios podem utilizar os recursos e como deve ser realizada a prestação de contas. É uma forma também de apoiá-los na transparência das contas. No final, como resultado, o usuário da política terá um serviço de melhor qualidade”, explicou.

A conselheira representante dos usuários de Sergipe, Maria José Carvalho, afirmou que vai indicar a capacitação para os conselheiros estaduais e municipais. “Muitos de nós trabalhamos com o acompanhamento das contas públicas e não temos um conhecimento técnico sobre o orçamento. A capacitação abre um leque de informações sobre como melhorar a execução”, destacou.

A assistente social de Itapecerica da Serra (SP), Zilma Alves de Jesus, é representante do governo municipal no Conselho de Assistência Social. Ela participou do encontro de apoio técnico porque é a primeira vez que assume uma cadeira na instância de controle da política social. “É uma responsabilidade participar e quero me aprofundar nos assuntos para ajudar a melhorar a gestão da verba da área. O conhecimento é parte fundamental para um bom trabalho”, avaliou ela.

Saiba mais
O MDS realiza mensalmente oficinas para auxiliar gestores municipais e estaduais e conselheiros de todo o país. Para saber as datas das capacitações, acompanhe o blog do Fundo Nacional de Assistência Social.


Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa