Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Dezembro > Beltrame apresenta Criança Feliz em seminário sobre desenvolvimento infantil

Notícias

Beltrame apresenta Criança Feliz em seminário sobre desenvolvimento infantil

EM SÃO PAULO

Programa sobre primeira infância foi tema de palestra no evento da revista Pais&Filhos
publicado  em 03/12/2018 18h06
Mauro Vieira/MDS

São Paulo (SP) – O programa Criança Feliz vem mostrando que pequenos cuidados na primeira infância ajudam a reduzir desigualdades sociais e geram muito mais oportunidades no futuro. Em dois anos, a iniciativa já contabiliza cerca de 9 milhões de visitas domiciliares, em que os pais são orientados sobre a melhor forma de incentivar o desenvolvimento dos filhos. Ações como brincar e ler para uma criança são fundamentais para que ela se torne um adulto mais preparado. Esse foi o tema apresentado pelo ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, a mães e especialistas em desenvolvimento infantil no 6° Seminário Internacional da revista Pais&Filhos, no Unibes Cultural, em São Paulo, nesta segunda-feira (3).

Médico e com especialização em Pediatria, Beltrame destacou que o afeto entre a mãe e o filho, em especial na primeira infância, é importante para o desenvolvimento neuro e psicomotor, além da criança chegar na idade escolar com maior capacidade de aprendizado. “A interação entre mãe e bebê começa na gestação e tem reflexos para toda a vida. A primeira infância é o período em que todas as conexões se formam e que servirão como base para o seu futuro”, ressaltou.

Ainda de acordo com o ministro, o cuidado com a primeira infância é essencial para mudar o rumo da vida dessas crianças, sobretudo daquelas mais vulneráveis. “É uma forma de promover desenvolvimento social da criança. No médio prazo, teremos uma sociedade melhor, mais justa e com igualdade de oportunidade para todos, auxiliando para que essas crianças possam sair da pobreza e resgatar a si e às suas próprias famílias de uma situação de vulnerabilidade”, afirmou.

Desenvolvimento – O tema da sexta edição do evento foi “Maternidade muda tudo (ainda bem!)”. Para o presidente da editora Pais&Filhos, Marcos Dvoskin, mostrar as iniciativas do governo federal voltadas para a primeira infância também é um dever da revista. “O tema abordado pelo ministro sobre o Criança Feliz é muito importante para que nosso público saiba o está sendo feito e pensado para o desenvolvimento da criança no Brasil.”

Saiba mais:
Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o Criança Feliz está presente em 2.432 municípios. Mais de 422 mil pessoas, entre crianças e gestantes, são acompanhadas semanalmente. Cerca de 9 milhões de visitas foram realizadas até o momento. O público-alvo são gestantes e crianças de até três anos beneficiárias do Bolsa Família e de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além daquelas que estão afastadas do convívio familiar por medidas protetivas.

*Por Carolina Graziadei

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa