Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Agosto > Centro Pop disponibiliza serviços de acolhimento para pessoas em situação de rua

Notícias

Centro Pop disponibiliza serviços de acolhimento para pessoas em situação de rua

PROTEÇÃO ESPECIAL

Nas unidades, é possível receber atendimento das equipes de psicólogos e assistentes sociais, além de ter acesso a outras políticas públicas
publicado  em 15/08/2018 17h23
Foto: Sergio Amaral/ MDS

Brasília - O Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) é um dos serviços ofertados pela Proteção Social Especial do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Nessas unidades, a pessoa em situação de rua recebe atendimento das equipes de psicólogos e assistentes sociais, além de ter acesso a outras políticas públicas do governo federal.

 “O Centro Pop também serve para guarda de pertences pessoais e como espaço para higiene pessoal. Além disso, a equipe técnica faz todas as articulações necessárias para a localização de documentação, já que muitas vezes os usuários perdem ou tem o documento extraviado. É um espaço que possibilita a eles condições de se manter e viver com mais dignidade”, explica a técnica de coordenação de serviços especializados a famílias e indivíduos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Márcia Viana.  

Segundo ela, as pessoas em situação de rua também podem informar o endereço de um Centro Pop para se inscrever no Cadastro Único e, dessa forma, fazer parte de programas sociais do governo. “Elas podem utilizar o endereço da unidade como referência. Então, o local  também é importante no sentido de possibilitar que a pessoa tenha um cadastro e consiga acessar a renda do Bolsa Família, por exemplo”, esclarece Márcia Viana.

O Centro Pop é destinado para jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia. Pode ser acessado de forma espontânea ou por encaminhamento do Serviço Especializado em Abordagem Social.

*Por Carolina Graziadei

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505 / 9.9229-6773
www.mds.gov.br/area-de-imprensa