Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Abril > Tatiana Alvarenga assume Secretaria Executiva do Ministério do Desenvolvimento Social

Notícias

Tatiana Alvarenga assume Secretaria Executiva do Ministério do Desenvolvimento Social

GESTÃO PÚBLICA

Economista atua há 18 anos na administração pública federal. Anteriormente esteve como secretária adjunta da pasta
publicado  em 18/04/2018 14h55
Foto: Clarice Castro/MDS

Brasília – A economista Tatiana Barbosa de Alvarenga tomou posse, nesta terça-feira (17), como secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Há quase dois anos, ocupava o cargo de secretária-executiva adjunta da pasta. Formada pela Universidade Católica de Brasília, é especialista em Formulação de Políticas Públicas.

Tatiana tem conhecimento em gestão pública administrativa nas áreas de logística, contratações, patrimônio, ordenamento de despesas e de pessoal no governo federal. É especialista em Formulação de Políticas Públicas Sociais pela Organização Iberoamericana de Seguridade Social (OISS). Também contribuiu diretamente na elaboração, articulação e implantação de políticas públicas nas áreas da Saúde e da Assistência Social, como a elaboração de normas para o processo de Certificação de Entidades de Assistência Social (CEBAS) e no Serviço de Urgência e Emergência, na implantação do Programa Criança Feliz e do Progredir, além da revisão de Benefícios por Incapacidade do INSS.

Segundo a secretária, a experiência no setor público vai contribuir para a implantação dos programas, projetos e ações prioritárias do MDS. “Essa trajetória em cargos de direção facilita a articulação e a aproximação com nossos principais parceiros, não só no âmbito do Executivo, mas também do Legislativo e Judiciário”, avalia.

Tatiana Alvarenga reforça que seu principal objetivo é manter a efetiva assistência direta e imediata ao ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, e às secretarias do MDS. “Vamos garantir a continuidade de programas como o Criança Feliz e o Progredir, e ainda sustentar os esforços para concluir as medidas de revisão de benefícios do INSS, focalização do Bolsa Família e do BPC”.

Para a nova secretária executiva, é importante executar medidas de governança que visem o aperfeiçoamento da gestão pública. “Também concentrarei todo apoio e atuação para implementar as medidas de governança visando a melhoria da gestão com foco na agenda do Governo Federal como o Brasil Eficiente, que engloba ações de desburocratização, gestão de riscos e simplificação de serviços aos cidadãos”, avalia a secretária. Segundo ela, essas ações trarão resultados positivos não só para a otimização do fluxo interno como também vão refletir diretamente no público alvo do ministério.

Trajetória – Tatiana Alvarenga atua há 18 anos na administração pública federal. Por 12 anos, atuou no Ministério da Saúde em diversas funções na Secretaria de Atenção à Saúde. Além disso, por três anos e seis meses, foi supervisora dos Contratos no Hospital da Criança de Brasília.

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa