Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Abril > Parceria com Sesc e Senac promoverá acesso de jovens ao mercado de trabalho

Notícias

Parceria com Sesc e Senac promoverá acesso de jovens ao mercado de trabalho

INCLUSÃO PRODUTIVA

Cursos de capacitação e vagas de emprego serão viabilizados no Plano Progredir por meio de cooperação no Rio de Janeiro
publicado  em 04/04/2018 14h52
Foto: Mauro Vieira/MDS

Rio de Janeiro - O programa emergencial de ações sociais para o Rio de Janeiro ganhou um reforço importante nesta quarta-feira (4). Na favela da Rocinha, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) firmou parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para promover o acesso de jovens de baixa renda ao mercado de trabalho.

Serão oferecidos cursos de capacitação profissional e o encaminhamento para vagas de emprego. A iniciativa integra o Plano Progredir, lançado pelo governo federal para gerar emprego, renda e formação profissional para pessoas inscritas no Cadastro Único, principalmente beneficiários do Bolsa Família.

Luiz Antônio dos Santos, de 17 anos, é morador da comunidade. Durante a cerimônia, mal conseguia conter a ansiedade. Ele e outros 9 jovens assinaram a carteira de trabalho para o primeiro emprego como aprendizes na empresa Novo Rio, parceira do Progredir. Segundo ele, oportunidades como essa devolvem a possibilidade de sonhar com uma vida melhor.

“Nos ajuda porque muitos jovens têm problemas na comunidade. Muitos sofrem na escola por falta de professores, entre outros problemas. Esses programas podem mostrar para todos os que estão desacreditados que é possível sim conseguir”, disse.

Outra beneficiária da Rocinha, Hellen Marinho, de 16 anos, destacou a satisfação de receber a vaga de trabalho. “Dentro do morro são poucas as chances e isso leva muitos jovens para o tráfico. Essa oportunidade agora cria uma maturidade e mostra um outro modo de ver a vida e seguir em frente”, explicou.

A parceria também será responsável pela reativação da escola de hotelaria localizada no Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare, na Rocinha. No local, serão oferecidas 160 vagas em cursos de formação profissional como camareira, recepcionista e organização de eventos. Para o ministro Osmar Terra, esse conjunto de ações do Plano Progredir vai resgatar os jovens que hoje sofrem assédio do crime organizado.

“Nós precisamos disputar os jovens com o tráfico de drogas e com o crime organizado. A situação do Rio de Janeiro é muito crítica e vamos dar oportunidades e mostrar um outro caminho de emprego e trabalho para progredir na vida e sair da pobreza”, enfatizou.

Também estão previstas 4 mil vagas gratuitas em cursos presenciais nas áreas do comércio, serviços e turismo para beneficiários do Progredir. O Sesc ainda irá oferecer atendimento odontológico, oficinas de inclusão digital e atividades esportivas e recreativas para 9 mil crianças e jovens, de 11 a 17 anos de idade, no turno contrário ao da escola.

O ato de assinatura das parcerias contou com a participação dos ministros do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, e da Segurança Pública, Raul Jungmann, do interventor do Rio de Janeiro, general Braga Neto, do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivela, e do interventor do Sesc/Senac Rio, Luiz Gastão Bittencourt.

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa