Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Abril > Osmar Terra busca parceria com instituto da Islândia para pesquisas na área social

Notícias

Osmar Terra busca parceria com instituto da Islândia para pesquisas na área social

POLÍTICAS PÚBLICAS

Ministro do Desenvolvimento Social participou de videoconferência para discutir termos de um acordo de cooperação
publicado  em 04/04/2018 17h49
Foto: Clarice Castro/MDS

Brasília – O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, participou de uma videoconferência nesta quarta-feira (4) com a diretora científica do Centro Islandês de Pesquisa e Análise Social (ICSRA), Inga Sigfusdottir. Na ocasião, foram discutidos os termos de uma cooperação para pesquisas nas áreas sociais e de saúde voltadas aos jovens. O centro é responsável pela estratégia do programa "Youth in Iceland", que transformou o país em referência mundial na redução da violência e do consumo de álcool e outras drogas. 

Segundo Osmar Terra, a experiência da instituição e a troca de conhecimentos pode ajudar o Brasil. “Acredito que a Islândia tem lições universais que servem para qualquer país nesse trabalho. Nosso país vive uma onda muito grande de violência e uma epidemia de drogas, por isso queremos usar esse saber para melhorar a situação”, explicou.

Em fevereiro de 2018, o ministro esteve em Reykjavík, capital da Islândia, onde conheceu o projeto. Com uma legislação mais rígida e investimento na oferta de atividades extracurriculares, a Islândia, que há 20 anos era líder no consumo de drogas entre adolescentes, passou a liderar o ranking de hábitos saudáveis na juventude.

O ICSRA atua levando em conta, por exemplo, o tabagismo, o uso de álcool, a satisfação escolar, o desempenho acadêmico, as atividades físicas e a participação em esportes. A instituição possui sede na Universidade de Reykjavík e atua em parceria com outras instituições como a Universidade de Columbia e Teachers College, em Nova York, a Northwestern University, Chicago, o King's College, em Londres e o Instituto Karolinska, na Suécia.

Encontro – Nos dias 17 e 18 deste mês, uma equipe do Ministério do Desenvolvimento Social participará do workshop Programa comunitário de prevenção de drogas e promoção da saúde baseada em evidências, que será promovido em Tarragona, Espanha. O encontro é voltado a profissionais de diversas áreas interessados na prevenção do uso de drogas e na promoção da saúde de crianças e adolescentes.

*Por Diego Queijo

Informações sobre os programas do MDS:

0800 707 2003

 Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa