Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Abril > MDS firma parceria para capacitar gestores no combate ao racismo no Suas

Notícias

MDS firma parceria para capacitar gestores no combate ao racismo no Suas

Além da capacitação, dois cadernos com orientações técnicas sobre o atendimento à população negra e quilombola serão lançados
publicado  em 25/04/2018 12h06
Foto: Mauro Vieira/MDS

Brasília - Para conscientizar gestores e trabalhadores da rede de proteção social no combate ao racismo aos usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas), uma parceria inédita foi firmada entre o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Ministério dos Direitos Humanos e o Instituto Federal de Goiás, na tarde desta terça-feira (24). A igualdade social será tema de cursos de capacitação e formação aos profissionais da Rede Suas.

A ideia é conscientizar gestores públicos e sociedade sobre o enfrentamento ao racismo dentro do Suas e reforçar as políticas públicas voltadas à população negra. Para a secretária nacional de Assistência Social, Carminha Brant, é importante destacar a integração entre os ministérios para qualificar o atendimento ao cidadão.

 “A parceria é inédita porque vamos desenvolver alguns produtos voltados a esse compromisso da assistência social com a população negra e quilombola. A assinatura é a continuação do trabalho que buscamos para termos igualdade no SUAS, como já fizemos com o lançamento da campanha ‘SUAS Sem Racismo’”, disse.

Pela parceria, além dos cursos serão produzidos ainda dois cadernos com orientações técnicas sobre o atendimento às populações negra e quilombola.

Para o secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério dos Direitos Humanos, Juvenal Araújo Júnior, a capacitação e formação dos profissionais que atuam na rede de proteção é o primeiro passo para o combate ao racismo, o que melhora a qualidade no atendimento e amplia o debate público sobre o tema.

“A formação tanto dos servidores do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) é um importante passo porque os negros são a maioria do público atendido por estes serviços. Estamos muito felizes em estarmos trabalhando juntos em prol da população brasileira e capacitando o melhor atendimento à população negra”.

O Instituto Federal de Goiás ficará responsável pela capacitação dos gestores e trabalhadores do Suas. O reitor, Jerônimo Rodrigues da Silva, explica que a ideia é ampliar o debate do tema entre outros institutos pelo Brasil. “O IFG tem como missão trabalhar na perspectiva do desenvolvimento regional e social das comunidades onde está presente e a ação ela permite com que o Instituto possa estar capacitando tanto gestores quanto também servidores dessas duas secretarias na perspectiva de promover uma política para a igualdade racial”, reforçou.

Suas sem Racismo - Entre as ações feitas em parceira entre os Ministérios do Desenvolvimento Social e dos Direitos Humanos está a campanha “Suas Sem Racismo”. Lançada em dezembro de 2017, tem por objetivo conscientizar e combater o preconceito institucional na rede de proteção social e oferecer um serviço adequado às pessoas sem que sejam julgadas pela cor, cultura ou origem étnica.

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa