Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Abril > MDS constrói parceria internacional para enfrentamento às drogas e violência entre jovens

Notícias

MDS constrói parceria internacional para enfrentamento às drogas e violência entre jovens

POLÍTICAS PÚBLICAS

Na Espanha, comitiva do órgão participou de workshop que debateu experiências de cidades europeias na prevenção do uso de álcool e drogas por adolescentes
publicado  em 18/04/2018 18h31

Brasília – Uma comitiva do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) está em Tarragona, na Espanha, para conhecer a estratégia islandesa de prevenção do consumo de álcool e drogas por adolescentes chamada Planet Youth (Juventude do Planeta). O workshop, promovido nos dias 17 e 18 d abril, debateu experiências de cidades europeias na prevenção do uso de álcool e drogas por adolescentes.

De acordo com a diretora de Atenção à Juventude e Adolescência do MDS, Tarsila Crusius, a visita permitiu ao ministério entender mais sobre o processo de implementação das ações em cidades como Tarragona e Bucareste, na Romênia.  “O Brasil tem um grande desafio a enfrentar que é o da prevenção ao uso de álcool e drogas por adolescentes e jovens. A intenção do órgão é levar essa metodologia para contribuir com o debate e as políticas brasileiras no enfrentamento desse problema que é muito sério, muito preocupante”, avaliou Tarsila.

O diretor do Icelandic Centre for Social Research and Analysis (ICSRA) - Centro Islandês de Pesquisa e Análise Social -, responsável pela estratégia Planet Youth, Jón Sigfússon, explicou que há 20 anos a Islândia era líder no consumo de drogas entre adolescentes. Após a implantação da estratégia, o país passou a liderar o ranking de hábitos saudáveis na juventude. A expectativa do diretor é iniciar logo o trabalho no Brasil.

“As ações do Planet Youth têm um modelo baseado em evidências científicas que funcionou em vários países. No Brasil, a ideia é começar com calma, aplicando a estratégia em algumas cidades e expandir aos poucos”, explicou ele.

Em agosto, está prevista a conferência internacional que vai reunir especialistas na prevenção do uso de álcool e drogas por adolescentes no Brasil, organizada pelo governo federal.

* Por Pamela Santos

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa