Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Abril > Mães de vítimas do Zika vírus participam de audiência no MDS

Notícias

Mães de vítimas do Zika vírus participam de audiência no MDS

ASSISTÊNCIA SOCIAL

A presidente da Associação de Pais de Anjos da Bahia pediu o apoio do ministro Osmar Terra para as dificuldades enfrentadas nos tratamentos
publicado  em 02/04/2018 12h51

Foto: Mauro Vieira/MDS

Brasília - Mães de crianças portadoras de microcefalia causada pelo Zika vírus participaram de audiência com o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, na última quarta-feira (28). Durante o encontro, a presidente da Associação de Pais de Anjos da Bahia, Ingrid Cirne, pediu o apoio do ministro para as dificuldades enfrentadas diariamente nos tratamentos.

Ela também apresentou propostas como adaptações no Benefício de Prestação Continuada (BPC) para famílias com vítimas da síndrome congênita causada pelo Zika vírus, cuja uma das consequências é a microcefalia. Terra saudou a iniciativa conjunta das mães e destacou a importância dos Centros-Dia criados nas regiões mais afetadas.

O objetivo dessas unidades é garantir proteção, orientar, acompanhar e reduzir a vulnerabilidade das vítimas. A reunião contou também com a presença do secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Alberto Beltrame. Um novo encontro será agendado para continuar debatendo o fortalecimento conjunto das ações.

Centros-Dia - Os Centros-Dia são unidades de atendimento que contam com uma equipe profissional como assistentes sociais, psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais e cuidadores. Ao todo, o governo federal já repassou R$ 2,4 milhões para a implantação de novas unidades especializadas em 10 municípios das regiões com mais incidência de vítimas do Zika vírus.

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

 Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa