Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Abril > Evento em Santa Catarina incentiva a aquisição de alimentos da agricultura familiar

Notícias

Evento em Santa Catarina incentiva a aquisição de alimentos da agricultura familiar

PAA

Simpósio realizado pelo MDS, em Corupá, orientou sobre a venda e obtenção dos produtos por meio das compras institucionais do governo federal
publicado  em 26/04/2018 17h20

Brasília - O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) vem transformando a realidade de muitos agricultores familiares por todo o país. Para aproximar produtores, prefeituras e representantes de órgãos públicos no norte do Estado de Santa Catarina, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) realizou, nesta quinta-feira (26), o Simpósio de Compras de Alimentos da Agricultura Familiar, na cidade de Corupá.

O evento integra as ações estratégicas do governo federal para estimular aquisições de produtos da agricultura familiar por meio da modalidade Compra Institucional do PAA. De acordo com a coordenadora-geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do MDS, Hetel Santos, o encontro serviu para melhorar e orientar a cadeia produtiva na região.

“Nosso objetivo é qualificar a oferta de alimentos no Estado. Santa Catarina tem uma agricultura familiar forte, mas que carece de uma boa logística para a entrega dos alimentos aos órgãos da União, por exemplo”, explicou ela.

O modelo de Compras Institucional prevê que órgãos públicos, como as Forças Armadas, hospitais, universidades e outras instituições, adquiram ao menos 30% de produtos oriundos de agricultores familiares para abastecer suas atividades. A iniciativa gera renda aos produtores e incentiva o trabalho no campo, abrindo caminhos para outros mercados.

“O nosso papel é fortalecer o PAA. Quando os agricultores vendem para os órgãos, eles também começam a acessar outros mercados, possibilitando novos caminhos para as cooperativas”, destacou a coordenadora.

Para mais informações e orientações sobre o PAA, basta acessar o site www.comprasagriculturafamiliar.gov.br

*Por Diego Queijo

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa