Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2018 > Abril > Alberto Beltrame apresenta ações do MDS durante reunião com o presidente Temer

Notícias

Alberto Beltrame apresenta ações do MDS durante reunião com o presidente Temer

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Esse foi o primeiro encontro entre a nova equipe de ministros. Na ocasião, Beltrame afirmou que o ministério irá trabalhar com afinco para dar continuidade aos programas
publicado  em 12/04/2018 18h31
Foto: Clarice Castro/MDS

Brasília – Nesta quinta-feira (12), o presidente da República, Michel Temer, reuniu, pela primeira vez, a nova equipe de ministros do governo. O ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Alberto Beltrame, esteve no encontro e apresentou os resultados das ações e estratégias que promovidas pelo órgão. 

Segundo Temer, a mudança de ministros não irá comprometer o trabalho que é desenvolvido em seu governo. O presidente pediu a continuidade dos projetos e destacou ainda a boa gestão do Ministério do Desenvolvimento Social, em especial ao zerar a fila de espera do Bolsa Família.

“A fila no Bolsa Família está zerada, algo que não ocorria há muito tempo. Isso significou a entrada de mais de um milhão de pessoas no programa. É verdade que outras tantas saíram, por talvez estarem recebendo inadequadamente ou indevidamente”, ressaltou Temer. 

Com o pente-fino e o aprimoramento dos mecanismos de controle no Bolsa Família, foram identificadas e excluídas famílias fora do perfil do programa. A ação possibilitou a entrada daquelas que estavam na fila há muito tempo esperando para receber o benefício. Outra inovação do governo federal foi o Criança Feliz, programa que ampliou a rede de atenção e o cuidado integral com a primeira infância e já visita mais de 228 mil famílias em 2.001 municípios.

Durante sua apresentação, Beltrame afirmou que o ministério irá trabalhar com afinco para que os programas de sucesso, como o Bolsa Família e o Criança Feliz, continuem e sejam ampliados para alcançar mais brasileiros que precisam das políticas públicas.

“Nossa intenção é continuar aperfeiçoando o Bolsa Família, por meio da focalização das ações, além de discutir o reajuste do benefício a partir do aprimoramento dos processos de controle. Também queremos fazer com que o Criança Feliz cresça ainda mais e incrementaremos o Plano Progredir”, ressaltou ele.

Sobre a assistência social, o novo ministro destacou a necessidade de estender a rede de atendimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas). “Continuaremos trabalhando firmemente para a ampliação dos serviços de acolhimento, de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio das nossas parcerias com Estados e municípios”.

Participaram do encontro os novos ministros da Educação, Rossieli Soares; da Fazenda, Eduardo Guardia; do Planejamento, Esteves Colnago; de Minas e Energia, Moreira Franco; do Esporte, Leandro Cruz Fróes da Silva; do Turismo, Vinicius Lummertz; da Integração Nacional, Antônio de Pádua de Deus; da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge; dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha; e do Trabalho, Helton Yomura.

Saiba mais

O Criança Feliz ampliou a rede de atenção e cuidado integral com a primeira infância. O programa vem mostrando que pequenos cuidados ajudam a reduzir desigualdades sociais e geram muito mais oportunidades no futuro. Semanalmente, visitadores levam às famílias orientações sobre a melhor maneira de se estimular o desenvolvimento das crianças.

A ações são voltadas às gestantes e crianças beneficiárias do Programa Bolsa Família, até os 3 anos de idade, e àquelas de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Também são acompanhadas gestantes e crianças beneficiárias afastadas do convívio familiar por medidas protetivas. 

Leia mais:
Alberto Beltrame assume compromisso de avanços nos programas sociais


 *Por Pamela Santos

 Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

 Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa