Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Setembro > Tenda Dona Flor promove rodas de conversas sobre a saúde dos povos e comunidades tradicionais

Notícias

Tenda Dona Flor promove rodas de conversas sobre a saúde dos povos e comunidades tradicionais

Políticas públicas

A saúde da mulher e do homem e práticas de cura são alguns dos temas discutidos no espaço organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social no X Congresso Brasileiro de Agroecologia
publicado  em 13/09/2017 15h24
Foto: Rafael Zart/MDS

Brasília – Cuidar da saúde utilizando técnicas e produtos naturais. Esse é o objetivo da tenda Dona Flor: Saberes e Práticas de Saúde e Cura, organizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT). Saúde da mulher e do homem, práticas de cura e conversas sobre o parto são alguns dos temas das oficinas e rodas de conversas. O espaço integra a programação do X Congresso Brasileiro de Agroecologia, que vai até sexta-feira (15) na capital federal.

Em uma das atividades promovidas na tenda, a quilombola Luceli Morais Pio mostrou para o público que é possível cuidar da saúde com os produtos que a terra oferece. Da comunidade Quilombola do Cedro, no município de Mineiros (GO), ela trouxe toda a experiência sobre as plantas medicinais. “Vim falar hoje exclusivamente para as mulheres. Mostrei os cosméticos feitos com ervas e também as tinturas e os chás para a mulher ter mais resistência e uma boa saúde”.

Luceli contou que todos os medicamentos usados por ela são naturais. Os produtos são colhidos de forma correta, com manejo, colheita e secagem sem agredir o meio ambiente e conservando o Cerrado. “A gente tem uma preocupação de onde a gente colhe essas espécies. O importante é não ter essa planta só hoje, mas ter para os nossos netos e tataranetos. Queremos que ela possa curar muita gente”.

A secretária-executiva do CNPCT, Kátia Favilla, explicou que o MDS convidou os povos e comunidades tradicionais para participar de todas as oficinas. “O que a gente quer é entender a saúde de forma integral. Entender não apenas o doente, mas as causas da doença. As ervas influenciam na saúde dessas pessoas.”

Encontro O Congresso de Agroecologia 2017 é a realização simultânea do VI Congresso Latino-americano de Agroecologia, X Congresso Brasileiro de Agroecologia e V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno.

Os eventos são promovidos pela Sociedade Científica Latino-americana de Agroecologia (Socla) e Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), organizados em Brasília por uma comissão formada por representantes da Embrapa, Universidade de Brasília, Emater-DF, Secretarias de Estado do GDF (Seagri e Sedestmidh), Ibram e ISPN. Conta com o apoio de vários ministérios, organizações e movimentos sociais. O evento é patrocinado por BNDES, Itaipu Binacional e Fundação Banco do Brasil.

Tendas Alimentação Saudável e Dona Flor: Saberes e Práticas de Saúde e Cura  (12/09/2017)

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa