Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Setembro > Osmar Terra acompanha visita dos programas PIM e Criança Feliz no RS

Notícias

Osmar Terra acompanha visita dos programas PIM e Criança Feliz no RS

PRIMEIRA INFÂNCIA

Iniciativa do governo federal irá reforçar o trabalho desenvolvido no Estado há 14 anos; Criança Feliz já está presente em 79 municípios gaúchos
publicado  em 14/09/2017 15h16
Exibir carrossel de imagens Fotos: Clarice Castro/MDS

Viamão (RS) – Ao saber que estava grávida, Andreia Ramos procurou um posto de saúde. No dia seguinte, recebia a primeira visita do programa Primeira Infância Melhor, idealizada pelo ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, quando ocupava a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira (14), a família de Andreia abriu a casa onde vive em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, para o ministro, que conferiu de perto o impacto positivo do acompanhamento. Implementada há 14 anos, a iniciativa conta agora com reforço do Criança Feliz – programa federal de atenção à primeira infância.

A visitadora Maria Prestes acompanha o desenvolvimento de Yasmin, 3 meses, desde a gestação. Para Andreia, os estímulos recebidos pela caçula fazem toda a diferença. Ela também é mãe de Kauã, 11, e Kauane, 9. “Percebo que, apesar de ter apenas 3 meses, Yasmin já é muito esperta. Está sempre atenta às cores, às histórias que a Maria e eu contamos. Estou muito feliz com o trabalho”, conta. As palavras de Andreia são uma recompensa para a visitadora, que acompanha, ao todo, 15 famílias na cidade. "Eu aplico as atividades de acordo com o Guia da Família, que nos orienta em relação ao que fazer com as crianças de cada faixa etária. Vejo as evoluções na prática e é muito gratificante", afirma Maria.

Os depoimentos confirmam as expectativas do ministro, que antes da visita esteve no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Monte Alegre, um dos mais vulneráveis do município. Aos 44 visitadores, Terra falou sobre a importância do trabalho de cada um. “O que vocês fazem aqui há anos com o Primeira Infância Melhor está começando no Brasil inteiro com o Criança Feliz. O trabalho de vocês é referência nacional e internacional. Estamos estruturando famílias, mudando a realidade delas a longo prazo. Por isso, parabenizo a todos. Este trabalho vai mudar a realidade de muitas famílias”, ressaltou.

O ministro fez as visitas na companhia da secretária estadual de Justiça e Desenvolvimento Social, Maria Helena Sartori. Autora da lei estadual da Primeira Infância, aprovada em 2006, ela agradeceu a dedicação dos visitadores familiares. “Acompanho este trabalho há muitos anos e sei o valor que ele tem na vida das famílias atendidas. Isso só é possível graças ao empenho de vocês”, concluiu.

Criança Feliz – Coordenado pelo MDS, o Criança Feliz visa ao desenvolvimento integral dos beneficiários do Bolsa Família, com idades entre 0 e 3 anos, e das crianças de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). As visitas domiciliares do programa já ocorrem em 436 cidades, sendo 79 gaúchas. Nos encontros, as famílias são orientadas sobre como estimular o desenvolvimento dos filhos, como foco em temas como saúde, educação, cultura e garantia de direitos. O objetivo é fazer com que as crianças cheguem à escola preparadas para aprender, estudem mais e tenham acesso a melhores oportunidades no futuro, podendo vencer a pobreza. Até o momento, 2.614 mil municípios aderiram à iniciativa.

Homenagem – Ainda em Viamão, o ministro recebeu uma comenda da Brigada Militar. A homenagem foi concedida durante a solenidade de assinatura da ordem de início das obras do 18º Batalhão da Brigada Militar. O prédio fará parte do complexo Ana Jobim, que contará com um centro da juventude.

No local, serão ofertados cursos, oficinas e atividades esportivas e de lazer para jovens de 15 a 19 anos. O objetivo é reduzir a violência. O governador do RS, José Ivo Sartori, e o secretário de Segurança do Estado, Cézar Schirmer, também foram homenageados.

Mais cedo, em Porto Alegre, Terra participou do acendimento da Chama Crioula no Palácio Piratini, sede do governo gaúcho. O evento marca o início oficial das comemorações da Semana Farroupilha no Estado.

O ministro ainda teve reuniões com o secretário da Saúde do RS, João Gabbardo dos Reis, e com o secretário de Educação de Porto Alegre, Adriano Naves de Brito.

 Leia também:
Visitas do Programa Criança Feliz chegam a aldeia indígena do Tocantins
Iniciativa gaúcha inspirou programa nacional de atenção à primeira infância
Criança Feliz: acompanhamento faz diferença para a vida toda

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

 Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa