Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Setembro > Oficina mostra importância do Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social

Notícias

Oficina mostra importância do Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Evento em Goiânia (GO) mobilizou 280 gestores, técnicos e conselheiros da assistência social; capacitação foi promovida pelo governo estadual em parceria com o MDS
publicado  em 21/09/2017 16h36
Foto: Divulgação/MP-GO

Brasília – Mais de 280 gestores, técnicos e conselheiros municipais de assistência social de Goiás participaram nesta quarta-feira (20) de uma capacitação sobre o Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS). Realizada em Goiânia, a oficina tratou da importância das Entidades de Assistência Social para a oferta de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais à população goiana. O encontro foi promovido pelo governo do Estado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). 

O CNEAS é uma ferramenta de gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que armazena informações sobre a rede socioassistencial privada em todo o país. Segundo a assessora da Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS, Mirian Lima, a capacitação teve como objetivo conscientizar a gestão e os conselhos municipais acerca da importância dos serviços de assistência social e, com isso, promover um salto no preenchimento do cadastro dessas entidades no Estado. A média de preenchimento no Brasil é de 57%, enquanto em Goiás está em 40%. “Aumentar o índice de preenchimento representa que o conhecimento sobre a importância das entidades socioassistenciais foi repassado com êxito. Este é o nosso objetivo”, explicou.

“Queremos fazer uma mobilização permanente para poder aumentar o índice de preenchimento do CNEAS. A ideia é sensibilizar os municípios, que na sua grande maioria estão com nova gestão e desconhecem essa necessidade”, acrescentou o superintendente do Sistema de Gestão do Suas em Goiás, Jales Barreto. A oficina foi realizada a pedido do governo estadual. Conforme Barreto, ao aproximar as três esferas de governo – federal, estadual e municipal – e a sociedade civil, a iniciativa também colabora para que o atendimento aos usuários seja aprimorado.

Troca de experiências – Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social de Ceres (GO), Wânia Lúcia de Melo, a capacitação ocorre em um bom momento, já que o município está focado em cadastrar entidades da política de assistência social. Na cidade de 23 mil habitantes, três entidades estão aptas a contribuir para melhorar o atendimento prestado à população. “Essa troca de experiências trará muitos benefícios para os municípios, ajudando as entidades locais a desempenharem seu papel social. Este encontro vem numa hora oportuna. Começamos a trabalhar agora com as entidades e queremos desenvolver ações em parceria”, completou. 

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

 Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa