Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Setembro > Nutricionista da Emater-DF ensina receitas de sucos funcionais durante oficina

Notícias

Nutricionista da Emater-DF ensina receitas de sucos funcionais durante oficina

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Dicas despertaram o interesse do público na tenda Alimentação Saudável
publicado  em 12/09/2017 20h38
Foto: Divulgação

Brasília – Que tal experimentar o suco amarelo, uma mistura de cenoura, laranja, gengibre e manga? O convite partiu da nutricionista Daniella Amaral, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), durante uma oficina sobre sucos funcionais promovida na tarde desta terça-feira (12) na tenda Alimentação Saudável. O espaço, organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e parceiros,  integra a programação do X Congresso Brasileiro de Agroecologia, que vai até sexta-feira (15) na capital federal.

A combinação entre frutas e vegetais resulta em sucos funcionais que, além de deliciosos, são muito nutritivos e de fácil digestão. Segundo Daniella, o suco amarelo é uma boa opção de lanche antes da prática de atividade física. “Esse suco dá energia para malhar. Alguns sucos, como o verde, facilitam a desintoxicação e exercem funções específicas no organismo”.

Mais duas oficinas de alimentação, sucos funcionais e Panc’s (plantas alimentícias não-convencionais) estão programadas na tenda Alimentação Saudável. As atividades serão promovidas nesta quarta-feira (13), às 11h, e na quinta (14), às 13h. A nutricionista contou que os participantes vão aprender mais sobre os benefícios de cada alimento, além de aprender receitas de beijinho de mandioca,  escondidinho feito com a entrecasca da mandioca e panqueca de ora-pro-nóbis (alimento rico em proteína e ferro) com recheio de jaca.

Com sabor refrescante, o suco amarelo feito pela nutricionista chamou a atenção da professora de Agronomia Ana Heloísa Maia, de Nova Xavantina (MT). Além de aprender como fazer, ela pediu mais receitas e dicas para Daniella.

O objetivo, contou, é levar o que aprendeu para as 100 famílias de agricultores com quem trabalha. “Gostei bastante do suco. Mas meu interesse não é apenas pessoal. O que aprendi hoje vou repassar para as famílias. Sempre estamos buscando novos conhecimento pra elas”.

Evento – A tenda Alimentação Saudável é organizada pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), coordenada pelo MDS. No espaço, serão promovidos painéis, oficinas, rodas de conversa em parceria com Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Saúde, Consea, Emater-DF, Slow Food Brasil, CSA Brasília, Fiocruz, UnB e Idec.

O Congresso de Agroecologia 2017 é a realização simultânea do VI Congresso Latino-americano de Agroecologia, X Congresso Brasileiro de Agroecologia e V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno.

Os eventos são promovidos pela Sociedade Científica Latino-americana de Agroecologia (Socla) e Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), organizados em Brasília por uma comissão formada por representantes da Embrapa, Universidade de Brasília, Emater-DF, Secretarias de Estado do GDF (Seagri e Sedestmidh), Ibram e ISPN. Conta com o apoio de vários ministérios, organizações e movimentos sociais. O evento é patrocinado por BNDES, Itaipu Binacional e Fundação Banco do Brasil.

Tendas Alimentação Saudável e Dona Flor: Saberes e Práticas de Saúde e Cura  (12/09/2017)

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

 Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa