Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Setembro > Ministro participa da abertura de curso de Harvard sobre primeira infância

Notícias

Ministro participa da abertura de curso de Harvard sobre primeira infância

PRIMEIRA INFÂNCIA

Capacitação realizada em São Paulo reúne profissionais da área, parlamentares, gestores públicos, líderes comunitários e representantes da sociedade civil
publicado  em 11/09/2017 17h27
Foto: Clarice Castro/MDS

São Paulo – O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, abriu nesta segunda-feira (11), na capital paulista, o curso “Liderança Executiva para o Desenvolvimento da Primeira Infância no Brasil”. Participam da formação, que vai até sexta-feira (15), 90 parlamentares, gestores públicos, líderes comunitários, representantes da sociedade civil e profissionais das áreas da educação, saúde e assistência social. O objetivo é mobilizar lideranças políticas e comunitárias para o fortalecimento das políticas públicas pela primeira infância.

A capacitação é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) em parceria com o Centro de Desenvolvimento Infantil da Universidade de Harvard (EUA), Insper, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e Hospital Infantil Sabará. Na abertura, o ministro Osmar Terra falou sobre os avanços conquistados a partir do Marco Legal da Primeira Infância. Ele também apresentou um panorama das ações do Programa Criança Feliz, voltado ao desenvolvimento integral das crianças de baixa renda. 

 Segundo Terra, oferecer os cuidados adequados no início da vida tem impacto direto no futuro das crianças, já que o período que vai da gestação aos 3 anos de idade é o mais importante para o desenvolvimento humano. O ministro ainda convocou os participantes a se empenharem pela garantia dos cuidados na primeira infância. “Este é um assunto relativamente recente. Precisamos que as pessoas se apropriem das informações existentes e este é o trabalho que estamos fazendo aqui, de informar e preparar lideranças. Fazer um curso como esse é uma oportunidade única de aprendizado”, destacou.

 A coordenadora do Criança Feliz no Estado de São Paulo, Ligia Pimenta, espera que a formação ajude a mobilizar governos e sociedade. “O curso fala de liderança, o que está relacionado à capacidade de influenciar não só a política, mas também o território e as comunidades. Neste momento, em São Paulo, nós precisamos de lideranças que mostrem a importância do investimento na primeira infância. A expectativa com o curso é avançar nesse aspecto”, disse.

 Economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor do Insper, Ricardo Paes de Barros foi um dos palestrantes. Ele ressaltou o papel das ações para a promoção do desenvolvimento integral da criança como forma de garantir avanços para toda a família. “Qualquer programa público que ajude a família a promover o desenvolvimento do seu filho também acaba por ajudar a família a se inserir no mercado de trabalho, o que pode promover aumento de renda e saída da pobreza”, pontuou. 

 Criança Feliz – Durante o curso, o secretário nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, Halim Girade, apresentou os avanços do Programa Criança Feliz. Em 436 municípios os técnicos do programa já realizam visitas domiciliares semanais, acompanhando mais de 17 mil crianças e gestantes. Os profissionais orientam as famílias sobre a forma adequada de estimular o desenvolvimento dos filhos.

 Coordenado pelo MDS, o programa visa ao desenvolvimento integral dos beneficiários do Bolsa Família, com idades entre 0 e 3 anos, e às crianças de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). As visitas domiciliares têm foco em temas como saúde, educação, cultura e garantia de direitos. Até o momento, mais 2.614 municípios aderiram à iniciativa.

 Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa