Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Setembro > MDS firma parceria com governo chinês para ações voltadas à primeira infância

Notícias

MDS firma parceria com governo chinês para ações voltadas à primeira infância

Em Pequim, o ministro Osmar Terra apresentou o Programa Criança Feliz durante evento promovido pela Fundação de Pesquisa para o Desenvolvimento da China
publicado  em 01/09/2017 14h55

Brasília - O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, participou nesta sexta-feira (1º) do workshop Diálogo China-Brasil sobre o Desenvolvimento da Primeira Infância, em Pequim. No encontro, foi assinado um acordo de colaboração entre o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e a Fundação de Pesquisa para o Desenvolvimento da China. O objetivo é promover a troca de experiências sobre as ações voltadas às crianças de famílias de baixa renda.

De acordo com Osmar Terra, a parceria vai contribuir com o Programa Criança Feliz, do governo federal, e gerar impactos positivos nas vidas das famílias em situação de vulnerabilidade social.

“Vamos colaborar com a China na implementação em escala da sua política de primeira infância, principalmente em relação à visitação domiciliar nas áreas rurais e mais pobres. E a China vai colaborar conosco ao trazer a experiência de projetos pilotos. São iniciativas importantes feitas com crianças das famílias mais pobres, mas com resultados já medidos pelo governo chinês”, destacou.

No evento, o ministro apresentou o Criança Feliz e ressaltou a importância de estimular as crianças nos primeiros anos de vida. Ele acompanhou também a fala do vice-presidente do Centro para o Desenvolvimento Infantil da China, Lu Mai, e da diretora do centro chinês e consultora internacional do Criança Feliz, Mary Young. Na ocasião, ela reforçou a importância do investimento na primeira infância para tornar os cidadãos mais capacitados para a vida adulta.

O encontro foi parte de uma agenda paralela do ministro como membro da comitiva presidencial ao país asiático para participar do Fórum Empresarial dos Brics – grupo político de cooperação formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Criança Feliz Coordenado pelo MDS, o Criança Feliz vai promover o desenvolvimento integral infantil. A iniciativa priorizará as crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Com ações nas áreas de saúde, assistência social, educação, justiça e cultura, o programa orientará as famílias sobre a melhor maneira de estimular os filhos. As visitas domiciliares do Criança Feliz já ocorrem em 290 cidades de 13 Estados. Até o momento, 2.547 municípios aderiram à iniciativa.

Brasil-China – O presidente da República, Michel Temer, e comitiva estão em visita oficial ao país asiático até o dia 6 de setembro. O objetivo é consolidar e aumentar a relação bilateral do Brasil com os chineses, mantendo a corrente de comércio e ampliando os investimentos no país.

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

 Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa