Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Setembro > Encontro promove trocas de experiências sobre o PAA

Notícias

Encontro promove trocas de experiências sobre o PAA

SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Para o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Caio Rocha, evento é oportunidade para avaliar as ações e dar mais agilidade ao Programa de Aquisição de Alimentos
publicado  em 11/09/2017 21h33
Exibir carrossel de imagens Fotos: Rafael Zart/MDS

Brasília – Gestores estaduais participam até esta terça-feira (12) de encontro para troca de experiências sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade Compra com Doação Simultânea – Termo de Adesão. O evento é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). 

No decorrer de dois dias, serão apresentadas experiências que articulam a produção da agricultura familiar e as demandas locais de suplementação alimentar, além de ações para o desenvolvimento da economia local. O

Na abertura, o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Caio Rocha, destacou que, com o encontro, será possível avaliar as ações e dar mais agilidade ao programa. “Queremos prestar esclarecimentos e buscar informações sobre o trabalho do PAA nas unidades da federação. Ao longo do tempo, alguns Estados se especializaram mais que os outros, com base em tecnologia e investimentos. Por isso, esse evento é um exercício fundamental. Para que possamos potencializar as ações e avaliar a situação”.

Um dos relatos apresentados foi realizado pelo coordenador do programa no Paraná, Leonel Martins. Segundo ele, o Estado trabalha para lançar um programa próprio de compra direta dos produtores. Para ele, o intercâmbio entre gestores é fundamental.

“É bom para todos, porque cada um tem uma visão, um estilo e experiências na parte administrativa. Isso ocorre porque cada região do país tem suas peculiaridades. Saber como funciona, pensar adequações e trocar informações é excelente para todo mundo”, ressaltou.

Modalidade – Na Compra com Doação Simultânea, os produtos adquiridos dos agricultores familiares são doados às pessoas em insegurança alimentar, por meio da rede socioassistencial, restaurantes populares, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos e da rede pública e filantrópica de ensino.

Para participar da modalidade, os agricultores devem possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). No Termo de Adesão, o pagamento é feito pelo MDS diretamente ao agricultor familiar por meio de um cartão bancário próprio para o recebimento dos recursos do PAA. Apesar de o pagamento ser feito diretamente ao agricultor familiar, a inclusão de agricultores no programa é realizada por intermédio dos Estados e municípios com o ministério. 

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa