Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Setembro > Em palestra em Porto Alegre, Terra destaca trabalho de médicos peritos do INSS

Notícias

Em palestra em Porto Alegre, Terra destaca trabalho de médicos peritos do INSS

Pente-fino

Durante o II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina, ministro considerou o trabalho dos peritos decisivo para evitar fraudes no recebimento de benefícios
publicado  em 15/09/2017 14h23
Foto: Clarice Castro/MDS

Porto Alegre (RS) – O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, participou nesta sexta-feira (15) do II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina, em Porto Alegre (RS). Ao palestrar no evento, Terra ressaltou o trabalho eficiente dos médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), classificado por ele como decisivo para o sucesso do pente-fino promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) nos auxílios-doença e aposentadorias por invalidez.

“Graças a esses profissionais já conseguimos uma devolução muito significativa aos cofres públicos de dinheiro que era gasto com pagamento indevido de benefícios”, apontou. A economia para o país apenas com a revisão e melhorias na gestão do auxílio-doença deve chegar a R$17 bilhões. O ministro lembrou ainda que, para chegar a esse resultado, houve uma atenção especial por parte do MDS à pauta de reivindicações da categoria.

Médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Neurociências, Terra falou aos colegas sobre como a experiência na área afeta sua atuação política. O ministro – que já integrou a direção do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Amrigs) e presidiu a Frente Parlamentar da Saúde – destacou a importância da valorização do trabalho dos médicos para a melhoria do sistema de saúde como um todo. 

Terra também lembrou ações marcantes na época em que comandou a prefeitura de Santa Rosa (RS). “Fui o primeiro prefeito do Brasil a implantar o Programa de Saúde da Família, com plano de carreira para os profissionais da saúde. Na época, tivemos resultados muito positivos na cidade, com redução de 40% das internações hospitalares”, afirmou. Para o ministro, o segredo do bom funcionamento do sistema de saúde está em fortalecer a atenção básica. “Com a atenção básica funciona bem, todo o resto vai bem”, completou.

Promovido pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), o II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina reúne profissionais de todo o país. O evento, que teve início na quarta-feira (13) e segue até esta sexta (15), na sede da instituição, contou ainda com palestra da senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS). 

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa