Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Setembro > Ações para sistemas alimentares saudáveis são tema de simpósio em El Salvador

Notícias

Ações para sistemas alimentares saudáveis são tema de simpósio em El Salvador

SEGURANÇA ALIMENTAR

Relatório brasileiro será apresentado durante encontro promovido pela FAO e Opas/OMS
publicado  em 05/09/2017 13h55
Foto: Mauro Vieira/MDS

Brasília – As ações intersetoriais voltadas à segurança alimentar e nutricional no Brasil serão apresentadas no Simpósio Regional: Sistemas Alimentares Sustentáveis para uma Alimentação Saudável na América Latina e Caribe. Promovido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e Organização Pan-americana de Saúde (Opas/OMS), o encontro começou nesta terça-feira (5) e segue até quinta (7) em El Salvador.

A coordenadora-geral de Monitoramento das Ações de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Carmem Priscila Bocchi, participará do simpósio. Ela explica que o relatório brasileiro foi elaborado durante consulta nacional realizada pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).

A disponibilidade, o acesso e o consumo de alimentos, além de uma governança intersetorial voltada à segurança alimentar e nutricional, são alguns destaques que serão apresentados.

Programas como o Bolsa Família e o Criança Feliz, as compras institucionais e o fortalecimento da agricultura familiar, com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), também serão mencionados.

“O evento é uma oportunidade para observar ações que podem contribuir para um maior acesso a uma alimentação saudável, para a redução da insegurança alimentar entre crianças e em comunidades e povos tradicionais e para o combate ao sobrepeso e à obesidade, como aponta o segundo Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional [Plansan]”.

Expectativa – Recomendações aos governos e outros atores nos sistemas alimentares que facilitem o desenho e a implementação de estratégias, políticas e programas para a transformação dos sistemas alimentares, com o objetivo de torná-los mais sustentáveis, justos, inclusivos e sensíveis à nutrição, estão entre os resultados esperados do simpósio.

Participam do encontro representantes de governos, parlamentares, organizações não-governamentais e da sociedade civil, além de agências internacionais.

Saiba mais

Coordenada pelo MDS, a Caisan reúne representantes de 20 ministérios e secretarias especiais. A câmara é uma instância governamental responsável pela coordenação e pelo monitoramento intersetorial das políticas públicas, na esfera federal, relacionadas à segurança alimentar e nutricional, ao combate à fome, e à garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa