Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Setembro > “Precisamos fortalecer as políticas contra as drogas”, defende ministro

Notícias

“Precisamos fortalecer as políticas contra as drogas”, defende ministro

POLÍTICAS PÚBLICAS

Osmar Terra participou na quarta-feira (13) da abertura do 24° Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas, em Gramado (RS)
publicado  em 14/09/2017 13h51
Foto: Clarice Castro/MDS

Gramado (RS) – O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, defendeu nesta quarta-feira (13) o fortalecimento das políticas públicas contra as drogas. Foi durante palestra na abertura do 24° Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas, em Gramado (RS).

Na ocasião, o ministro alertou que o país vive uma epidemia de dependência química. Segundo ele, além de ser um problema de saúde pública, o avanço do consumo é responsável por aumentar a violência e o empobrecimento da população.

“As drogas são um fator agravante das desigualdades sociais e da pobreza. Este problema deve ser tratado também na área do desenvolvimento social, não só da saúde e da educação. Temos que unir esforços e articular políticas públicas para enfrentar juntos esta gravíssima epidemia, que é uma das principais causas da violência no país hoje”, destacou.

O ministro também convocou os participantes do congresso a contribuírem na elaboração de políticas públicas para a área. “Durante muitos anos a área de saúde mental não tratou a dependência química com base em evidências científicas nem como uma doença grave. Esse é um dos fatores responsáveis pelo problema que a dependência se tornou hoje no Brasil”, completou.

O presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead), Ângelo Américo Campana, reforçou que pesquisas científicas sobre os riscos das drogas para a sociedade vêm sendo desprezadas no Brasil. “A política de drogas tem ignorado essas evidências, mas precisamos resgatar esse trabalho na área e nos basear também em políticas adotadas por outros países e que deram certo”, pontuou.  

O 24° Congresso Brasileiro da Abead reúne os principais pesquisadores da área no Brasil. O evento segue até o próximo sábado (16).

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

 Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa