Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Outubro > Terra participa de videoconferência com especialista em desenvolvimento infantil do Canadá

Notícias

Terra participa de videoconferência com especialista em desenvolvimento infantil do Canadá

PRIMEIRA INFÂNCIA

O ministro Osmar Terra e Richard Tremblay discutiram ações para aperfeiçoar o Programa Criança Feliz
publicado  em 31/10/2017 18h53

Brasília – O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, participou, nesta terça-feira (31), de videoconferência com o especialista em desenvolvimento infantil e professor da Universidade da Universidade de Montreal, no Canadá, Richard Tremblay.

Terra destacou a importância dos trabalhos do pesquisador na área da primeira infância e violência. Durante a conversa, o ministro convidou Tremblay para participar de uma cooperação técnica com o objetivo de aperfeiçoar as ações do programa federal de atenção à primeira infância. 

“O Richard Tremblay pode nos ajudar no debate que está se travando no Brasil sobre a redução da violência. Além disso, o trabalho dele sobre a primeira infância vai nos ajudar a aperfeiçoar o Criança Feliz”.

O pesquisador canadense destacou as ações coordenadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para a promoção do desenvolvimento infantil integral. “É difícil conseguir a atenção dos homens e mulheres que estão na política. É muito interessante o que está sendo desenvolvido pelo Criança Feliz”.

Pesquisas – Richard Tremblay é professor de pediatria, psiquiatria e psicologia da Universidade de Montreal. Em seus estudos, ele analisou 35 mil crianças canadenses, desde os cinco meses até os 20 anos de idade, em busca das raízes da agressão física. A pesquisa concluiu que o pico de violência é aos dois anos de idade. Alguns dos resultados é possível ver no filme As Origens da Agressão, disponibilizado no YouTube. 

Saiba mais

Coordenado pelo MDS, o Criança Feliz vai promover o desenvolvimento integral infantil. Visitadores capacitados acompanham semanalmente crianças beneficiárias do Programa Bolsa Família, com idades entre 0 e 3 anos, e aquelas de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Nos encontros, as famílias são orientadas como estimular a criança nos primeiros mil dias de vida. Em todo o país, 2.615 municípios aderiram ao Criança Feliz. O programa já atendeu mais de 84 mil pessoas – entre crianças e gestantes – em mais de mil cidades.


*Por Pamela Santos

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa