Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Outubro > Semana Nacional de combate ao Aedes aegypti conscientiza sobre prevenção

Notícias

Semana Nacional de combate ao Aedes aegypti conscientiza sobre prevenção

POLÍTICAS PÚBLICAS

Ações voltadas para o público infantil e idoso na luta contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya estão sendo oferecidas na rede de assistência social
publicado  em 26/10/2017 18h26
Foto: Divulgação

Brasília –  No pequeno município de Palma Sola (SC), o combate ao mosquito Aedes aegypti é constante. Com quase 8 mil habitantes, os profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) realizam ações de prevenção em conjunto com as áreas de saúde e educação. E na Semana Nacional de Mobilização da Educação, Assistência Social e Saúde no combate ao mosquito, são as crianças que recebem orientações de como evitar a proliferação do transmissor da dengue, zika echikungunya. Até esta sexta-feira (27), a rede de Assistência Social realiza atividades em todo o país para alertar sobre os perigos do inseto.

 A coordenadora do Cras, Dalvana Anschau, destaca que formar uma cultura de prevenção nas crianças é a maneira mais segura de acabar com os focos do mosquito. “O objetivo é despertarmos nos pequenos uma cultura em que eles estimulem os pais nos cuidados dentro da casa”, disse.

Outro público-alvo no trabalho de prevenção ao Aedes são os idosos. No Centro de Referência de Assistência Social Juca Pedro do município de Catanduva (SP), mais de 50 idosos realizam aulas de dança e ginástica e participam de palestras. Nesta semana, eles estão recebendo orientações especiais, que colocam em prática em casa e também com os vizinhos. “Os idosos são nossos multiplicadores dentro do território”,disse a coordenadora do Cras, Danielle Corral. “O que mais me encanta como profissional é ver que eles são pessoas que querem ajudar e levam com mais afinco a questão do combate. Idosos e crianças são o principal público para cobrar dos adultos as ações de prevenção dentro e fora de casa”, completou. 

Os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas), Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros Pop) e demais unidades do Sistema Único de Assistência Social (Suas) estão oferecendo atividades como gincanas, palestras, rodas de conversa e mutirões de limpeza. Ações em escolas e unidades de saúde também acontecem até sexta-feira (27).

PrevençãoPara manter a população livre do Aedes Aegyti - mosquito que transmite a dengue, a chinkungunya e a zika - é necessário eliminar toda a água parada. Manter calhas sempre limpas, garrafas viradas para baixo, lixeiras fechadas e tonéis e caixas d’ água tampadas são iniciativas importantes. 

Saiba Mais

Semana Nacional de Mobilização da Educação, Assistência Social e Saúde
Data: de 23 a 27 de outubro, em todo o país
Coordenação: Sala Nacional de Coordenação e Controle, composta pelos ministérios da Saúde; Integração Nacional; Defesa; do Desenvolvimento Social; Educação; Casa Civil e a Secretaria de Governo da Presidência da República, além de outros órgãos convidados. 

*Por Carolina Graziadei

Informações sobre os programas do MDS: 
0800 707 2003 

Informações para a imprensa: 
Ascom/MDS 
(61) 2030-1505 
www.mds.gov.br/area-de-imprensa