Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Outubro > Plataforma digital reúne informações de serviços para a população

Notícias

Plataforma digital reúne informações de serviços para a população

ASSISTÊNCIA SOCIAL

A partir da ferramenta, também é possível acessar o mapa da rede de assistência social próxima ao cidadão
publicado  em 13/10/2017 15h26

Brasília – Para facilitar o acesso da população aos programas sociais, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) mantém um portal online que reúne informações sobre os serviços prestados pelo órgão. Um dos destaques da plataforma digital é a disponibilização dos dados em formato georreferenciado, ou seja, a partir dela é possível acessar o mapa dos locais onde as atividades são oferecidas.

O portal foi intitulado Mapa de Oportunidades e Serviços Públicos (Mops) e traz a localização da rede de assistência social próxima ao cidadão, como os Centros de Assistência Social (CRAS), escolas, postos de saúde, conselhos tutelares, telecentros e distribuidoras de energia elétrica. No Mops, estão disponíveis ainda informações sobre as oportunidades oferecidas na área de inclusão digital e formação profissional pelo Plano Progredir.

De acordo com o coordenador-geral de Inteligência Informacional da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi), Carlos Henrique Santana, a plataforma pode auxiliar gestores e técnicos da assistência social a orientarem a população de baixa renda no atendimento de suas necessidades, como o acesso a direitos e a busca por oportunidades de inclusão produtiva. “O objetivo do Mops é reunir em um só lugar o material que está espalhado em diversos sites e que facilita a vida da população”, destaca ele.

Disponível há cinco anos, recentemente o portal passou por uma reformulação com o objetivo de garantir que os serviços sejam encontrados com facilidade. Com a atualização, as informações geradas pelo sistema também irão fornecer dados importantes para a formulação dos programas sociais. 

Segundo o coordenador, o Mops consegue identificar focos de populações em extrema pobreza e qual serviço elas necessitam. “A ferramenta verifica no mapa do município que existe uma grande quantidade de crianças de 0 a 6 anos e que ali seria viável a implantação de uma política pública, uma creche, uma escola de educação infantil, por exemplo”, ressalta Santana.

Facilidade – Para cada serviço ou equipamento público, o Mops lista todos os itens encontrados e permite a sua visualização no mapa do município. Há ainda a opção que permite ocultar ou exibir equipamentos, controlando a sua visualização no mapa.

Na aba “Oportunidades” estão disponíveis os cursos ofertados no município pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), vagas de trabalho pelo Site Nacional de Empregos (Sine), espaços para divulgação de informes locais, oportunidades ou cursos de qualificação profissional e informes federais.

Já em “Portais Relacionados” é possível encontrar informações e páginas ligadas ao desenvolvimento dos trabalhadores e às oportunidades de geração de emprego e renda, tais como: Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (MEC), Portal Mais Emprego (MTE), Portal do Microempreendedor Individual (Sebrae), Microcrédito Crescer (CEF) e consultas relativas ao  seguro-desemprego.

Progredir – O Plano Progredir prevê a oferta de até R$ 3 bilhões anuais em microcrédito, por meio de parcerias com instituições financeiras para fortalecer pequenos negócios. A estratégia contará ainda com assistência técnica para autônomos em todo o país, além de ações de inclusão digital e educação financeira. Também serão ofertadas cerca de 1 milhão de vagas em cursos de qualificação profissional.

*Por Juline Pogorzelski

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa