Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Outubro > Osmar Terra discute plano de segurança para prevenção da violência no RS

Notícias

Osmar Terra discute plano de segurança para prevenção da violência no RS

POLÍTICAS PÚBLICAS

Ações na área social e de combate ao crime foram debatidas com o secretário de Segurança Pública do Estado
publicado  em 20/10/2017 12h50
Foto: Mauro Vieira/MDS

Porto Alegre - O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, e o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer, reuniram-se nesta quinta-feira (19), na capital gaúcha, para debater a criação de um plano de segurança pública para o RS. Entre as ações previstas, estão a implantação de centrais de videomonitoramento nos municípios com maiores índices de criminalidade e áreas de fronteiras, além de medidas na área social focadas na prevenção e combate à violência e às drogas. A ideia é que as prefeituras financiem os recursos por meio de linhas de crédito oferecidos pelo Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (Badesul).

Terra falou sobre a experiência à frente da área social do Plano Nacional de Segurança do Rio de Janeiro, ressaltando que as ações adotadas podem inspirar medidas semelhantes em outros Estados. Entre elas, está a oferta de cursos de capacitação a jovens beneficiários do Bolsa Família no contraturno escolar, em parceria com o setor privado. “Com esta oportunidade, nossos jovens terão mais chances de entrar no mercado de trabalho e ajudar a família a sair do ciclo de pobreza. É importante destacar que a força-tarefa foi traçada em nível nacional e estamos analisando quais estratégias usar para redução da violência em todo o Brasil, inclusive no Rio Grande do Sul”, afirmou o ministro.

Para o secretário Cezar Schirmer, a prevenção é a principal ferramenta para evitar o avanço da violência no Estado. “São necessárias políticas públicas a curto, médio e longo prazo que envolvam toda a sociedade, com ações de prevenção e orientação às crianças sobre o não uso das drogas”, considerou. 

Por Carolina Graziadei

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa