Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Outubro > Osmar Terra comemora avanços do programa Criança Feliz durante evento no Senado

Notícias

Osmar Terra comemora avanços do programa Criança Feliz durante evento no Senado

PRIMEIRA INFÂNCIA

O ministro participou da abertura da 10ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz
publicado  em 24/10/2017 16h56
Foto: Rafael Zart/MDS

Brasília – Durante participação na 10ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, comemorou os avanços do programa Criança Feliz nos estados e municípios brasileiros. No evento que ocorreu nesta terça-feira (24), no Senado Federal, ele lembrou que há um ano o país também celebrava a aprovação do Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257 de 2016) por unanimidade no Congresso Nacional, projeto de sua autoria enquanto deputado federal.

“Hoje, nós podemos comemorar que o Criança Feliz já está praticamente em mais de mil cidades realizando as visitas domiciliares. O programa está institucionalizado e organizado com o apoio dos estados e municípios. Avançamos rapidamente para chegar a meta de, em 2018,  termos quatro milhões de crianças acompanhadas em casa, toda semana,  no Brasil inteiro”, afirmou.

Ao todo, já são 2.615 municípios brasileiros que aderiram ao Criança Feliz. O programa acompanha gestantes e crianças - até três anos de idade - beneficiárias do Bolsa Família, além das crianças que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC)  até os 6 anos de idade. Com o apoio dos visitadores, as famílias são orientadas em seus domicílios sobre como estimularem os filhos de maneira adequada para que eles possam se desenvolver integralmente. São 73 mil pessoas acompanhadas semanalmente em 940 cidades.

O presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira, afirmou que é bom saber que existem alternativas que promovam o cuidado com a criança. Segundo o parlamentar, os primeiros anos de vida de um cidadão são determinantes para a construção de ”uma sociedade mais equilibrada, mais igualitária, mais justa e mais envolvida”.

“Como sabemos, pesquisadores e especialistas consideram que o investimento na primeira infância é o mais eficaz do ponto de vista tanto econômico quanto social. Em longo prazo, os recursos aplicados na formação de crianças de até seis anos de idade proporcionam rendas pessoal e familiar muito mais adequadas no futuro”, destacou o presidente.

Acesse aqui a programação

Debate – Em sua 10ª edição, a Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz vai debater as novas informações no campo da ciência e da prática educacional que contribuem para que o poder público e a sociedade civil deem mais atenção à primeira infância. Neste ano, o tema do encontro é Cuidadores da Primeira Infância: Por uma formação de qualidade. O encontro segue até a próxima quinta-feira (26).

*Por Pamela Santos

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa