Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Outubro > Terra: “Forças no Esporte é oportunidade de um futuro melhor para as crianças”

Notícias

Terra: “Forças no Esporte é oportunidade de um futuro melhor para as crianças”

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Programa voltado ao desenvolvimento integral tem o apoio do MDS, que fornece aos participantes alimentação adquirida exclusivamente da agricultura familiar
publicado  em 11/10/2017 19h27
Exibir carrossel de imagens Fotos: Rafael Zart/MDS

Brasília – Muito além das atividades esportivas, o Programa Forças no Esporte (Profesp) é a oportunidade que muitos meninos e meninas têm de brincar e sonhar com dias melhores. A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Defesa com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e do Ministério do Esporte, tem foco em crianças e jovens – entre 6 e 18 anos – em situação de vulnerabilidade social. Nesta quarta-feira (11), o Ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, visitou um dos núcleos do Profesp em Brasília.

 Ao acompanhar de perto a rotina dos estudantes, o ministro destacou a importância da inciativa. “O Forças no Esporte é a oportunidade de um futuro melhor para as crianças. Nós queremos que elas cresçam saudáveis, tenham uma boa profissão e progridam na vida. Esse é o objetivo de todo o esforço feito pelo governo federal”, afirmou.

 O programa oferece atividades esportivas no turno contrário à escola, como tênis, corrida, lutas e atletismo, em 175 unidades militares de todo o Brasil. As ações mantêm a garotada longe dos perigos das ruas e possibilitam a descoberta de talentos. Os alunos contam ainda com atendimento médico, reforço escolar e orientações sobre civismo, cidadania e desenvolvimento de habilidades profissionais. Eles também participam de palestras e campanhas educativas.

 Odara Yuê Fortunato, 10 anos, faz parte das 23 mil crianças que são beneficiadas pelo Forças no Esporte no país. No início deste ano, ela começou a participar do programa na Associação de Esporte e Lazer dos Subtenentes e Sargentos do Exército, em Brasília. Lá, fez novas amizades, que agora a acompanham nas atividades e brincadeiras. “Aqui eu posso me divertir. Participo de várias brincadeiras, como pular corda, bambolê e queimada. Também fiz muitos amigos. É muito bom”, conta.

 Odara estuda à tarde. De manhã, ela sai cedo de casa para ir até o núcleo do Forças no Esporte. As atividades esportivas dividem espaço com recreação e reforço escolar. Graças ao apoio do MDS, as crianças do Profesp têm acesso a alimentação de qualidade. Os produtos são comprados exclusivamente da agricultura familiar por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Aqui a gente tem lanche e almoço. É tudo gostoso”, completa a aluna.

 O secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, Brigadeiro Ricardo Machado Vieira, ressalta que a parceria com o MDS é parte fundamental do programa. Ele lembra ainda que a iniciativa vai muito além da preparação de atletas. “O Forças no Esporte contribui para que as crianças e suas famílias tenham um futuro de muito mais oportunidades. É um programa fantástico. Nós queremos que cada vez mais crianças participem”, conclui.

 *Por Pamela Santos

 Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa