Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Outubro > Ministro participa de debate pelo Dia internacional para Erradicação da Pobreza

Notícias

Ministro participa de debate pelo Dia internacional para Erradicação da Pobreza

POLÍTICSA PÚBLICAS

Encontro promovido pelo Banco Mundial em Brasília contou com aula magna proferida pelo economista Ricardo Paes de Barros
publicado  em 17/10/2017 19h50
Foto: Mauro Vieira/MDS

Brasília - O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, participou nesta terça-feira (17) de um seminário promovido pelo Banco Mundial em Brasília. Em comemoração  ao Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza - instituído pela ONU há 25 anos -, o encontro teve como destaque uma aula magna proferida pelo economista Ricardo Paes de Barros.

O tema tratado pelo especialista foi “Conquistas e os novos desafios para a redução da pobreza no Brasil”. Ao abordar o papel das políticas públicas para a redução da pobreza e das desigualdades, Ricardo Paes de Barros destacou a importância de investimentos em programas de transferência de renda e acesso ao mercado de trabalho. “É preciso continuar investindo na questão da inclusão produtiva ligada ao Bolsa Família. É preciso fazer com que os mais pobres participem de maneira produtiva e autônoma da economia brasileira”, defendeu ele.

O ministro Osmar Terra falou sobre os programas do Ministério do Desenvolvimento Social para combater a pobreza, tanto por meio de ações para garantir a segurança alimentar e nutricional da população, quanto pela transferência de renda. Destacou ainda o Plano Progredir, lançado recentemente.

Estamos vivendo um momento de mudanças, mas sempre vamos manter programas de transferência de renda, como o Bolsa Família. Porém, para diminuir a pobreza, precisamos inserir cada vez mais beneficiários no mercado de trabalho. O Progredir é para gerar emprego, renda e promover a autonomia das pessoas”, ressaltou.

O Plano Progredir é um conjunto de ações do governo federal voltado aos inscritos no Cadastro Único e aos beneficiários do Bolsa Família. Lançada em setembro, além dos cursos do Pronatec Oferta Voluntária, a estratégia contará com assistência técnica para autônomos, ações de inclusão digital e educação financeira. Também serão ofertados até R$ 3 bilhões anuais em microcrédito, por meio de parcerias com instituições financeiras, para fortalecer pequenos negócios.

 Data - O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza é celebrado em 17 de outubro. A data, criada há 25 anos, tem o objetivo de alertar a população para a necessidade de defender direitos básicos dos seres humanos. A erradicação da pobreza e da fome é um dos oito objetivos de desenvolvimento do milénio, definidos no ano 2000 por 193 países membros das Nações Unidas e outras organizações internacionais.

 *Por Diego Queijo

 Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

 Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa