Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Outubro > Ministro destaca importância do comércio para desenvolvimento econômico

Notícias

Ministro destaca importância do comércio para desenvolvimento econômico

INCLUSÃO PRODUTIVA

Osmar Terra palestrou no Fórum Nacional do Comércio e convocou empresários a apoiarem as ações do Plano Progredir
publicado  em 25/10/2017 15h19
Foto: Clarice Castro/MDS

Brasília - O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, palestrou nesta terça-feira (24) sobre o Plano Progredir, durante a 3ª edição do Fórum Nacional do Comércio, realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Na ocasião, Terra convocou empresários a apoiarem as ações do governo federal e destacou o papel do setor varejista na geração de empregos e desenvolvimento econômico e social.

A proposta é estabelecer uma parceria entre os setores público e privado para ampliar o acesso dos beneficiários do Programa Bolsa Família ao mercado de trabalho. “Se 10% das oportunidades do setor forem oferecidas aos beneficiários do Bolsa Família - com qualificação de acordo com os arranjos produtivos locais -, faremos com que as pessoas progridam e melhorem de vida. E este deve ser o verdadeiro objetivo de qualquer programa social”, afirmou o ministro.

Ainda de acordo com Osmar Terra, além de facilitar o acesso a vagas de emprego, a estratégia do Plano Progredir prevê oferta de microcrédito, estímulo aos jovens na área de tecnologia da informação e premiação aos prefeitos que realizarem ações para aumentar a renda dos mais pobres e as perspectivas de futuro. “As lojas e empresas que forem nossas parceiras vão receber um selo de colaboração na área social. Também já criamos um portal, onde estarão disponíveis a oferta de mão-de-obra, de vagas e as necessidades de capacitação técnica de acordo com a área”, ressaltou.

Acesse aqui o portal do Plano Progredir

A cerimônia de abertura do evento deixou claro o tom de otimismo que percorre o cenário econômico com relação aos rumos do país. O setor de comércio e serviços soma 1 milhão de empresas e 6 milhões de empregos em todo o país. Números que, de acordo com o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, devem aumentar com a retomada do crescimento. “Estamos vivendo um momento de retomada e tenho percebido o sentimento de trabalhadores, empresários e investidores que voltaram a ter mais confiança na economia e mais esperança na construção de um Brasil pujante. Com isso, vamos gerar o emprego e renda necessários para absorver o atual contingente de mão de obra desempregada”, disse.

Fórum Nacional do Comércio - A 3ª edição do Fórum termina nesta quarta-feira (25). Criado em 2013 pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o encontro objetiva a discussão sobre a economia do país, além de ampliar o debate para a esfera política, econômica e institucional, com o propósito de submeter ao poder público propostas que redirecionem a política econômica para assegurar mais competitividade às empresas dos setores de comércio e serviços. O sistema CNDL é composto por 27 Federações Estaduais e 1.870 Câmaras de Dirigentes Lojistas em todo o Brasil.

por Diego Queijo

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa