Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Outubro > MDS promove discussão sobre primeira infância

Notícias

MDS promove discussão sobre primeira infância

DESENVOLVIMENTO INFANTIL

O tema foi tratado durante o evento Sexta com Debate, que contou com palestra do economista Ricardo Paes de Barros
publicado  em 20/10/2017 16h20
Foto: Rafael Zart/MDS

Brasília Qual é a importância do investimento nos primeiros anos de vida de uma criança? Esse foi o tema da palestra do economista Ricardo Paes de Barros, no Sexta com Debate desta sexta-feira (20), em Brasília. Na ocasião, o economista tratou sobre os objetivos e desafios de uma política pública para a primeira infância.

 Barros destacou que, quanto maior a atenção e os estímulos no começo da vida, maiores serão as chances de um futuro melhor para as crianças. Segundo o economista, as políticas de primeira infância são as mais importantes para a redução das desigualdades. “Os efeitos deste tipo de trabalho são incrivelmente duradouros. Então, fazendo um investimento nesta fase, teremos resultados muito positivos”, concluiu.

 A primeira infância é prioridade para o governo federal. O programa Criança Feliz completou um ano e está acompanhando mais de 73 mil pessoas, entre gestantes e crianças, em 940 cidades. O acompanhamento semanal dos visitadores orienta as famílias mais vulneráveis sobre a importância do vínculo afetivo e o papel dos responsáveis no cuidado, proteção e educação da criança. “O Criança Feliz vai contribuir muito promovendo uma interação mais efetiva entre pais e filhos. Isso é fundamental para o desenvolvimento pleno das crianças”, avaliou Barros.

 O programa atende os beneficiários do Bolsa Família desde a gestação até os três anos de idade. Já as crianças que recebem o Benefício de Prestação Continuada, o BPC, são acompanhadas até os 6 anos. Até o momento, 2.615 municípios aderiram ao Criança Feliz no Brasil e, até 2018, a meta é chegar a cerca de quatro milhões de crianças.

Para a diretora de avaliação da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi), do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Paula Pedro, a palestra ratificou a importância do MDS na redução da desigualdade. "A visita do Paes de Barros ao Sexta com Debate ajuda a qualificar o debate. É sempre interessante ter a visão de uma pessoa que tem conhecimento completo sobre o assunto. Além disso, ele falou muito bem sobre se pensar oportunidades iguais para todos”, destacou.

Sexta com Debate – Promovido pelo MDS, o Sexta com Debate ocorre quinzenalmente, com o objetivo de promover a discussão sobre temas relacionados ao desenvolvimento social no Brasil e no mundo.

*Por Pamela Santos

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa