Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Outubro > Mais 43 municípios aderem ao sistema de segurança alimentar e nutricional

Notícias

Mais 43 municípios aderem ao sistema de segurança alimentar e nutricional

SISAN

Com a participação no Sisan, prefeituras se comprometem a instituir um conselho para discutir ações da área com a sociedade civil
publicado  em 16/10/2017 19h49

Brasília – Mais 43 municípios brasileiros aderiram ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). As cidades estão localizadas nos estados da Bahia, do Maranhão, de Minas Gerais, do Paraná, Piauí e São Paulo. A inclusão foi formalizada em publicação do Diário Oficial da União desta segunda-feira (16).

 Com a participação, as prefeituras se comprometem a instituir um conselho para discutir todas as ações, planos e metas de segurança alimentar e nutricional com a sociedade civil. No plano, que deve ser elaborado no prazo de um ano, serão apresentados os programas existentes, com os objetivos e a previsão orçamentária para a agenda da área. O documento também vai possibilitar que seja feito o controle social das atividades pela população.

 “O Sisan é importante para garantir o direito à alimentação saudável. Os benefícios da adesão municipal são a promoção da cidadania, dignidade, saúde e qualidade de vida de seus cidadãos. A população precisa ter acesso a alimentos frescos, em quantidade adequada e da agricultura familiar”, destacou a coordenadora-substituta de Apoio à Implantação e Gestão ao Sisan do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Ana Flávia Mello Souza.

 Ao todo, já são 276 municípios no Sisan, além dos 26 estados e do Distrito Federal. A previsão é de que 600 municípios integrem o sistema até 2019, conforme o Plano Plurianual (PPA). A adesão ao sistema facilita o acesso a recursos e programas federais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Municípios que aderiram ao Sisan

Estado

Município

Bahia

Coração de Maria

Bahia

Curaçá

Bahia

Itambé

Bahia

Juazeiro

Maranhão

Barra do Corda

Maranhão

Caixas

Maranhão

Codó

Maranhão

Fernando Falcão

Maranhão

Fortaleza dos Nogueiras

Maranhão

Jenipapo dos Vieiras

Maranhão

Mirado

Maranhão

Parnarama

Maranhão

Pastos Bons

Maranhão

Peritoró

Maranhão

Tufilândia

Maranhão

Vargem Grande

Maranhão

Água Branca

Maranhão

Bertonlínia

Maranhão

Passagem Franca

Maranhão

Santo Antônio dos Milagres

Minas Gerais

Juiz de Fora

Paraná

Altônia

Paraná

Alto Paraíso

Paraná

Borrazópolis

Paraná

Castro

Paraná

Cianorte

Paraná

Diamante do Oeste

Paraná

Guaporema

Paraná

Indianópolis

Paraná

Mamborê

Paraná

Manfrinópolis

Paraná

Marmeleiro

Paraná

Nova Aurora

Paraná

São Manoel do Paraná

Paraná

Palotina

Paraná

Pato Branco

Paraná

Perobal

Paraná

Rondon

Paraná

Sertanópolis

Paraná

Tapejara

Paraná

Terra Roxa

São Paulo

São Bernardo do Campo

São Paulo

Osasc

Sisan - Com o objetivo de assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), o Sisan coordena as ações públicas de segurança alimentar e nutricional, além de articular a integração entre os entes federados e a sociedade civil. O sistema também acompanha, monitora e avalia as atividades desenvolvidas.

* Por Pamela Santos

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

 Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa