Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Outubro > Governo brasileiro apresenta compromissos com alimentação saudável em Roma

Notícias

Governo brasileiro apresenta compromissos com alimentação saudável em Roma

SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Nesta semana, secretário do MDS participou da 44ª Sessão do Comitê de Segurança Alimentar Mundial (CSA) das Nações Unidas
publicado  em 13/10/2017 19h22

Brasília - O secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Caio Rocha, participou nesta semana da 44ª Sessão do Comitê de Segurança Alimentar Mundial (CSA). Promovido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o evento realizado em Roma, Itália, reuniu representantes de governos, da sociedade civil, de empresas e organizações internacionais ao longo de cinco dias. Na ocasião, o governo brasileiro apresentou compromissos para garantir a alimentação saudável da população e os avanços obtidos na área.

Durante o painel O Papel da Governança em Segurança Alimentar e Nutricional em Promover o Direito à Alimentação Local, ocorrido na quarta-feira (11), Rocha expôs os efeitos da experiência brasileira para cumprir com a agenda da Década de Ação em Nutrição. “Já atingimos resultados muito importantes, desde as compras governamentais à participação de produtos orgânicos e agroecológicos no sistema. Mostramos que estamos no caminho certo, e que o Brasil vai continuar investindo em políticas sociais”, destacou.

Segundo o secretário, nas sessões e eventos paralelos, foram discutidos temas e aprovados documentos que servem de referência para as políticas públicas em diversos países. “Nós podemos observar que o Brasil é um dos países com mais participação social e que tem também os melhores avanços em nível mundial nessa área”, disse.

O país tem se comprometido em diversos fóruns internacionais com a melhora da qualidade da alimentação e a promoção de um sistema alimentar sustentável. De acordo com Rocha, esses compromissos estão respaldados no segundo Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan) – pactuado com 20 ministérios e secretarias. O documento traz um conjunto de 121 metas e 99 ações estruturadas a partir dos grandes desafios voltados aos hábitos alimentares da população brasileira.

CSA - O Comitê de Segurança Alimentar Mundial é um organismo intergovernamental que serve como um fórum para a revisão e acompanhamento das políticas de segurança alimentar e nutricional.

 *Por Diego Queijo

 Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

 Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa