Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Outubro > Consulta Cidadão atinge a marca de um milhão de acessos

Notícias

Consulta Cidadão atinge a marca de um milhão de acessos

POLÍTICAS SOCIAIS

Ferramenta online lançada há 5 meses facilita o acesso dos cidadãos aos dados do Cadastro Único para Programas Sociais
publicado  em 25/10/2017 14h37

Brasília - O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) já contabiliza mais de um milhão de visitas à ferramenta Consulta Cidadão, lançada em maio deste ano. O portal tem o objetivo de facilitar o acesso das famílias aos dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O Consulta Cidadão permite que os beneficiários vejam um resumo das suas informações - como o Número de Identificação Social, o NIS, a data de cadastramento, pendências e a renda informada.

De acordo com o secretário nacional de Renda de Cidadania do MDS, Tiago Falcão, o Consulta Cidadão atingiu, no último mês, uma média de emissão de mil comprovantes por dia. Ele ressalta os benefícios que a ferramenta vem trazendo aos usuários à gestão local. “Facilitou a vida do cidadão, reduziu a burocracia, reduziu o trabalho dos atendentes, que podem, agora, se concentrar em processos mais complexos que não apenas passar informações”, disse.

Disponível na página https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/, a ferramenta também possibilita que os beneficiários imprimam as informações – o que servirá como um comprovante da inscrição. O documento é exigido para pleitear isenção de taxa no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo, e ter acesso ao Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família e diversos outros programas sociais.

Segundo Falcão, há planos para avançar. A previsão é de que o Consulta Cidadão seja atualizado até o fim deste ano.  “Estamos abrindo cada vez mais os dados que estão no Cadastro Único e vamos sugerir quais iniciativas o cidadão deve tomar para manter o seu cadastro atualizado e continuar com o acesso aos programas sociais”, destacou.

Atualmente, cerca de 24 milhões de famílias fazem parte do Cadastro Único, que é referência mundial em seu segmento. Mais de 20 programas sociais utilizam os dados disponíveis na ferramenta para conceder benefícios.

*Por André Luiz Gomes 

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa