Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Novembro > Seminário debate ações para facilitar o acesso dos cidadãos às informações públicas

Notícias

Seminário debate ações para facilitar o acesso dos cidadãos às informações públicas

DADOS ABERTOS

Portal Consulta Cidadão do MDS é uma das ferramentas que oferece de maneira simples dados aos beneficiários dos programas sociais
publicado  em 30/11/2017 19h02

Brasília – Facilitar o acesso da sociedade às informações públicas, atendendo às orientações da Lei da Transparência (LC 131/2009). Esse foi o objetivo do seminário Boas Práticas de Dados Abertos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), realizado pelo Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (Inda), nesta quinta-feira (30), em Brasília.

Na ocasião, foram debatidos os padrões e mecanismos de controle necessários para promover o acesso aos dados abertos de maneira simples e eficiente. Segundo o assessor técnico da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi), Ricardo Lovatel, o MDS é um bom exemplo de instituição que oferece dados com facilidade.

“O portal Consulta Cidadão, por exemplo, permite que beneficiários dos programas sociais visualizem e imprimam suas informações cadastrais sem sair de casa”, destacou ele.

Inda – A Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (Inda) coordena e orienta a padronização no acesso e compartilhamento de informações públicas de governo. Além do MDS, fazem parte do seu comitê gestor: a secretaria de governo da Presidência da República; Casa Civil; Controladoria Geral da União (CGU); os ministérios da Justiça; Saúde; Educação; Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de representantes da sociedade civil.

 Saiba Mais
A ferramenta Consulta Cidadão foi desenvolvida para facilitar o acesso do cidadão aos dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O portal permite que os beneficiários acessem o resumo de suas informações pessoais, como o Número de Identificação Social (NIS), a data de cadastramento, as pendências e a renda informada.

 Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa