Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Novembro > Ministro convoca municípios a atuarem em prol da primeira infância

Notícias

Ministro convoca municípios a atuarem em prol da primeira infância

DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Osmar Terra destacou ainda os avanços do Programa Criança Feliz. Participaram da palestra representantes de 27 cidades ligadas à diretoria de desenvolvimento social de Piracicaba (SP)
publicado  em 27/11/2017 18h54
Foto: Mauro Vieira/MDS

Piracicaba (SP) - Gestores de 27 municípios do interior paulista participaram nesta segunda-feira (27) da palestra do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, realizada em Piracicaba (SP). O tema do encontro foi o Programa Criança Feliz, iniciativa do governo federal com o objetivo de incentivar o desenvolvimento integral infantil.

A apresentação ocorreu no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação da cidade, quando o ministro ressaltou que a intenção é levar acompanhamento e orientação adequada para que as famílias mais carentes possam estimular seus filhos. “O que faz diferença no desenvolvimento de uma criança é a atenção dada a ela durante os primeiros mil dias de vida. E o Criança Feliz é um programa voltado para reforçar o cuidado neste período. Este é o caminho para diminuir a desigualdade social”, explicou.

Entre os participantes do evento estava Maria Aucelia Damasceno, gestora do município de Limeira, onde as visitas domiciliares já atendem a 500 crianças por semana. Ela acredita que a palestra serviu para informar e capacitar o trabalho da gestão. "Precisamos ter este apoio tanto do Estado quanto do governo federal para que a equipe se sinta fortalecida. A presença do ministro neste momento é fundamental e vem coroar todo um processo de capacitação, de investimento na política da Primeira Infância no nosso município e na região", disse.

Já o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, destacou a importância das políticas voltadas à primeira infância. “O ministério desenvolve um bom trabalho, e sempre que você trabalha para as crianças você tem a possibilidade de contribuir com um futuro melhor”.

Participaram também gestores de municípios ligados à Diretoria Regional de Desenvolvimento Social (Drads/Piracicaba): Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Brotas, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Itirapina, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, São Pedro e Torrinha.

 Criança Feliz – Durante os encontros realizados pelo programa, as famílias recebem informações sobre como estimular o desenvolvimento dos filhos, com foco em temas como saúde, educação, cultura e garantia de direitos. Os beneficiários do Bolsa Família são acompanhados desde a gestação até os três anos. Para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o atendimento ocorre até os seis anos de idade. 

Até o momento, 2.624 municípios aderiram à iniciativa e a visitação domiciliar já ocorre em 1.371 deles. A expectativa do governo federal é de atender a cerca de 4 milhões de crianças até 2018.

 *Por Diego Queijo

 Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

 Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa