Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Novembro > Progredir é oportunidade para famílias do Cadastro Único

Notícias

Progredir é oportunidade para famílias do Cadastro Único

INCLUSÃO PRODUTIVA

Para o ministro Osmar Terra, o plano é importante para que as famílias tenham oportunidade de ter uma renda maior e, assim, quebrar o ciclo intergeracional da pobreza
publicado  em 29/11/2017 19h09

Brasília – Uma notícia na internet chamou a atenção da beneficiária do Bolsa Família Katia Maria da Silva, 48 anos, de São Paulo. Ela viu no Plano Progredir, do governo federal, uma oportunidade para melhorar de vida e decidiu cadastrar o currículo no Portal Progredir. “Quando vi a notícia, eu fui logo até uma lan house me inscrever para não perder nada. Foi fácil fazer meu cadastro. Não tive dificuldades”.

Katia também resolveu fazer um dos cursos online oferecidos na plataforma. Já está cursando as aulas de eletrotécnica. “Hoje, cada vez mais, temos que fazer uma reciclagem. Às vezes, você tem uma profissão e são tantos concorrentes que você não consegue um emprego. Com esse curso, tenho uma nova oportunidade. Quero trabalhar e, se não tiver vaga, quero trabalhar por conta própria”. A beneficiária trabalhava como vendedora autônoma, mas está desempregada há um ano. É a renda do Bolsa Família que ajuda nas despesas da casa.

Para o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, o Plano Progredir é importante para que as famílias tenham oportunidade de ter uma renda maior para que possam quebrar o ciclo intergeracional da pobreza.

“As pessoas que estão no Bolsa Família precisam e querem progredir. Nós temos que garantir oportunidades para essas famílias para que elas possam ter uma renda e um futuro melhor para si e para seus filhos”.

Cadastro – Por meio da plataforma Progredir, o candidato consegue acessar os cursos gratuitos de qualificação profissional do Pronatec Oferta Voluntária e cadastrar currículo.

Para isso, o candidato deve preencher um cadastro inicial com o CPF e um e-mail na página www.mds.gov.br/progredir. Para se inscrever nas ações, é necessário preencher todos os dados pessoais, acadêmicos e profissionais, se o candidato tiver.

Saiba mais

O Plano Progredir reúne ações de qualificação profissional, incentivo ao empreendedorismo e acesso ao mercado de trabalho. O MDS também criou uma premiação para valorizar iniciativas municipais de geração de emprego e renda. O Prêmio Progredir irá escolher as melhores propostas de inclusão produtiva de cada região do país. O edital pode ser acessado em: http://mds.gov.br/assuntos/progredir/premio

Leia mais
MDS abre inscrições para o Prêmio Progredir
Progredir: Governo disponibiliza mais 447 mil vagas em qualificação profissional

 *Por Pamela Santos

 Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa