Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Novembro > Osmar Terra participa de debate sobre dependência química no Piauí

Notícias

Osmar Terra participa de debate sobre dependência química no Piauí

POLÍTICAS PÚBLICAS

O ministro defendeu o trabalho conjunto dos ministérios da Justiça, da Saúde e do Desenvolvimento Social para enfrentar a epidemia do uso de drogas
publicado  em 10/11/2017 12h03
Foto: Rafael Zart/MDS

Teresina – O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, defendeu o trabalho conjunto dos ministérios da Justiça, da Saúde e do Desenvolvimento Social para enfrentar a epidemia de dependência química que o país enfrenta. Osmar Terra foi o palestrante da abertura do 8° Fórum Social sobre Drogas do Estado do Piauí, na última quinta-feira (9), em Teresina (PI).

“A violência e a questão das drogas são problemas que atingem toda a sociedade, em todas as camadas sociais. Mas claro que melhores oportunidades de vida, ter uma renda e emprego, ajudam as pessoas a progredirem e a desenvolverem, inclusive, um espírito mais crítico com relação às drogas”, avaliou o ministro.

Para Terra, ações como o Plano Progredir podem ajudar a tirar jovens das ruas e do caminho da violência e mudar a realidade do país. Ele defendeu que é necessário aprimorar os mecanismos de prevenção à dependência química, que é uma das causas da criminalidade e do empobrecimento da população.

“A juventude precisa saber que existe outro mundo com oportunidades, que pode ter o seu trabalho, constituir família e, principalmente, que pode viver com segurança nesse país”, reforçou ele.

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o plano Progredir reúne um conjunto de ações do governo federal para promover a autonomia, por meio da geração de emprego e renda, das famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Debate – O 8° Fórum Social sobre Drogas do Estado do Piauí reúne especialistas na área de dependência química para buscar descobrir novos métodos, formas de abordagem pedagógicas e uma nova cultura de combate às drogas, além da facilitar o acesso a informações sobre o assunto. O encontro é promovido pela Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz, pioneira no acolhimento de dependentes químicos no Piauí e Maranhão.

*Por Pamela Santos

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

 Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa