Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Novembro > Osmar Terra apresenta Criança Feliz no 4° Seminário Internacional Pais&Filhos em SP

Notícias

Osmar Terra apresenta Criança Feliz no 4° Seminário Internacional Pais&Filhos em SP

PRIMEIRA INFÂNCIA

O ministro falou também sobre a importância da ciência na discussão da primeira infância
publicado  em 27/11/2017 19h37
Exibir carrossel de imagens Fotos: Mauro Vieira/MDS

Brasília – Os primeiros anos de vida são fundamentais para desenvolver as habilidades intelectuais e físicas das crianças. A importância da primeira infância foi o tema da palestra do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, nesta segunda-feira (27), no 4° Seminário Internacional Pais&Filhos, em São Paulo.

 Realizado pela editora Manchete, o encontro reuniu especialistas para a discussão de temas relacionados ao universo infantil. Na ocasião, Terra falou sobre os avanços científicos na área e da importância do debate na sociedade. “O evento com especialistas mostra que este é um assunto palpitante e de interesse da sociedade. Temos que reforçar isso”, afirmou.

 Ao falar sobre a importância dos cuidados nos primeiros mil dias de vida, o ministro explicou que o Criança Feliz surgiu com base no Marco Legal da Primeira Infância para contribuir com o desenvolvimento integral infantil e romper o ciclo da pobreza.

 “Precisamos ter como norma do setor público a criação de políticas baseadas em evidências científicas. Os estudos mostram que é nos primeiros mil dias de vida que todas as competências humanas se estabelecem. Queremos que as crianças mais pobres tenham um desenvolvimento mais adequado possível para que, no futuro, elas possam ajudar a família a sair da pobreza”.

 O presidente da editora Manchete, Marcos Dvoskin, destacou as ações do ministro frente à pasta do Desenvolvimento Social. “Nosso seminário é dirigido especificamente à mãe, ao pai e à família brasileira. A presença do ministro Osmar Terra foi muito aplaudida e elogiada porque ele trouxe para o público uma visão muito clara do que o país está fazendo em prol do desenvolvimento e dos cuidados com as crianças brasileiras”, destacou.

Saiba mais

 O Criança Feliz tem, entre os objetivos, estimular o desenvolvimento infantil na primeira infância.

Coordenado pelo MDS, o programa reúne ações nas áreas de saúde, assistência social, educação, justiça e cultura. A iniciativa tem como ponto central a visitação domiciliar.

 Nas famílias que recebem o Bolsa Família, o acompanhamento vai até os três anos de idade. Já para as crianças que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o apoio se estende até os 6 anos. O programa também acompanha e orienta as mães desde a fase de gestação.

 Nas visitas domiciliares semanais, as famílias recebem informações sobre como incentivar o desenvolvimento dos filhos e fortalecer os vínculos afetivos. Até o momento, 2.624 municípios aderiram à iniciativa. As visitações ocorrem em 1.371 cidades.

 *Por Diego Queijo 

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

 Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa